Saúde

Mutirão de saúde zera fila de espera em Maracajá

Foto: Divulgação / Comunicação Prefeitura de Maracajá

Um mutirão de exames e consultas médicas, realizado em parceria entre o Departamento Municipal de Saúde e Câmara Municipal de Maracajá, permitiu a realização de 99 consultas com médicos especialistas e 83 exames de média e alta complexidades, zerando as filas destes procedimentos represados até junho.

O balanço da operação foi apresentando nesta terça-feira pelo diretor de Saúde, Diogo Copetti, ao prefeito em exercício, vereador Geraldo Leandro, que, como presidente da Câmara, viabilizou o processo, repassando à Administração Municipal R$ 25 mil do caixa do Poder Legislativo.

Conforme o diretor de Saúde, foram realizados 28 exames de mamografia digital, 68 consultas oftalmológicas, 25 exames oftalmológicos como microscopia especular de córnea; mapeamento de retina; retinografia, campimetria completa e paquimetria ultrassônica, entre outros. Foram realizados, ainda, 17 exames de endoscopia digestiva alta, nove de densitometria óssea e 13 de ressonância magnéticas como de articulação coxa-fêmur, crânio com contraste, abdômen, coluna cervical, e de coluna lombo sacra e ombro, entre outras. O mutirão permitiu, ainda, 12 consultas médicas de ortopedia, dez de cardiologia e nove com otorrinolaringologista.

O prefeito em exercício, Geraldo Leandro, salientou que a conjugação de esforços dos vereadores foi fundamental para que o mutirão se concretizasse. “O poder legislativo tem feito sua parte, priorizando a gestão e aplicação criteriosa dos recursos públicos e fazendo uma economia significativa; desta forma os vereadores tiveram condições de contribuir para minimizar os problemas da saúde de quase 200 pessoas que estavam na fila de espera de algum procedimento”, enfatizou Geraldo.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Maracajá

Notícias Relacionadas

Mulheres convivem há anos com dores após cirurgias malsucedidas feitas em mutirão em Criciúma

Ministério Público fez TAC com prefeitura e hospital para garantir operações reparadoras. Município diz que todas as pacientes serão avaliadas.

Secretaria da Saúde desmente notícias falsas sobre casos de coronavírus no Norte de SC

Informações da doença na cidade de São Ludgero também são falsas. Nenhum caso foi confirmado em Santa Catarina.

Reunião discute medidas para reduzir filas nas agências bancárias, em Içara

Combustível exclusivo para a saúde e viaturas policiais chega a Morro da Fumaça

O Governo Municipal reforça que trabalha para garantir a manutenção dos serviços públicos essenciais e emergenciais.