Geral

Mutirão no Rio da Madre será neste sábado em Tubarão

O ponto de encontro será na Praça ETE Figueira, às 8h30.

Divulgação

Com o aumento do consumo mundial, a produção e o descarte de lixo tornaram-se um dos grandes desafios para a humanidade. Ainda hoje é muito comum identificar o descarte inadequado, normalmente na natureza. Para incentivar o cuidado com o meio ambiente, a Tubarão Saneamento, com o apoio da Prefeitura Municipal de Tubarão e Ecoresíduos, realizará um mutirão de limpeza, neste sábado (23), às margens do Rio da Madre. O ponto de encontro será na Praça ETE Figueira, às 8h30.

“É importante darmos esse passo de mudança e conscientização junto a população. O mutirão de limpeza não é realizado só para o recolhimento do lixo depositado, ele acontece principalmente para conscientizar as pessoas de que essa atitude é errada e que o meio ambiente precisa de ajuda para sobreviver”, explica a diretoria da Tubarão Saneamento.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, cada brasileiro produz mais de 1kg de lixo por dia e, desses, apenas 2% são separados para a reciclagem. A situação fica ainda pior quando o restante desse lixo é descartado no meio ambiente, pois iniciativas como essa prejudicam a qualidade do ar, do solo e da água.

O Rio da Madre, que é uma continuidade do Rio Tubarão, na Cidade Azul, é um exemplo disso, as paisagens contam com a vegetação local misturada ao descarte de lixo doméstico. “Sabemos que o problema nem sempre é causado pelos moradores locais e por isso a conscientização precisa ser de todos. Por ser uma região menos povoada, outros munícipes aproveitam para descartar equipamentos eletrônicos, restos de obras e entre outros”, explica.

O ponto de encontro do mutirão é na Praça ETE Figueira, na Estrada Geral da Madre, na comunidade de Morrinhos, às 8h30 de sábado (23). “Contamos com todos que acreditam na causa ambiental e que querem ver o Rio da Madre como antes, limpo e com vida”, convida a Concessionária.

A Tubarão Saneamento disponibilizará aos participantes equipamentos de proteção individual, como luva, camiseta e protetor solar. Também haverá distribuição de frutas, água e mudas, além de um veículo coletivo para o transporte dos grupos. “Por questão de segurança, orientamos que os participantes usem calça comprida e calçado fechado”, alerta a Concessionária. Após a limpeza, serão instaladas placas nos trechos, alertando sobre o descarte irregular de lixo. O material coletado será encaminhado para aterro sanitário.

Colaboração:  Comunicação Tubarão Saneamento

Notícias Relacionadas

Sábado amanhece com geada na Serra de SC e termômetros abaixo de 0°C

Árvores congelaram no Centro de São Joaquim e termômetros marcaram -4ºC.

Mulheres convivem há anos com dores após cirurgias malsucedidas feitas em mutirão em Criciúma

Ministério Público fez TAC com prefeitura e hospital para garantir operações reparadoras. Município diz que todas as pacientes serão avaliadas.

Tráfego na Serra do Rio do Rastro será liberado a partir das 12h de sábado nos finais de semana de agosto

A alteração no trânsito seguirá até o fim da obra, prevista para maio de 2021, e é necessária para garantir a segurança dos usuários da SC-390 durante o período de intervenções.

Sábado deve ter sol em todas as regiões de SC, mas chance de chuva no litoral

As temperaturas devem ser as esperadas para o verão, mas sem aquecimento acentuado.