Geral

Na temporada de verão, coleta de lixo de Imbituba chega a 700 toneladas em dez dias

A estimativa é que quase 100 mil pessoas, incluindo os moradores, estejam circulando pela Capital Nacional da Baleia Franca.

Foto: Divulgação

Há décadas, o município de Imbituba não recebia tantos turistas. A estimativa é que quase 100 mil pessoas, incluindo os moradores, estejam circulando pela Capital Nacional da Baleia Franca. Em virtude do número alto de habitantes na temporada de verão, o fornecimento de água está prejudicado nos bairros mais altos da cidade.

Segundo a Superintendência de Saneamento, Imbituba tem capacidade para abastecer uma população de até 90 mil moradores, o dobro da população na baixa temporada. O problema é que o consumo tem sido maior que a produção. Os reservatórios não estão suportando a demanda. Problema semelhante, que é encontrado em municípios como Florianópolis e Laguna.

Outro serviço que precisou ser intensificado durante a temporada de verão é a coleta de lixo. Entre os dias 21 de dezembro e 31, véspera de ano novo, as equipes do município recolheram, aproximadamente, 700 toneladas de lixo. Além disso, foram mais 60 toneladas de reciclável.

“É um impacto gigantesco, porque são 70 toneladas de lixo recolhidas por dia em Imbituba em apenas dez dias. Em questão de custo, os números também são alarmantes. Só nesse período, o município gastou R$ 238 mil reais com a limpeza da cidade”, disse o Diretor de Resíduos Sólidos, Olivar Francisco Filho.

Ainda segundo o diretor Olivar Francisco Filho, o município trabalhou nesses dez dias com cinco caminhões na parte da manhã e três no período tarde. Seis equipes da prefeitura foram espalhadas nas mais diferentes praias de Imbituba para atender a demanda de lixo produzida.

A Secretaria do Meio Ambiente colocou 40 lixeiras entre as praias de, Itapirubá, Ribanceira, Vila, Porto e Vila Nova. “No canto da Praia da Vila, nós colocamos um contêiner para dar um suporte e resolveu. Nesses dez dias, a coleta e limpeza foram feitas pelas equipes Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA)”, disse o Diretor de Resíduos Sólidos.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Imbituba

Notícias Relacionadas

Feirão Roluza sorteia 11 vale compras em comemoração ao aniversário da loja

A loja está repleta de novidades para atender o movimento de fim do ano, com reposição semanal. Quem comprar na Roluza concorrerá a um carro 0 km.

Balneário Godinho comemora aniversário com festa e abertura oficial do Verão 2018/2019

Empreendimento turístico localizado em Lauro Müller é visitado todo o ano por milhares de pessoas, em especial no verão. Grupo musical animará visitantes neste domingo (02) à beira da piscina.

Domingo será de sol em Santa Catarina

Domingo de sol e temperaturas de até 38°C

Previsão indica que, o pico dessa onda de calor deverá ocorrer os dias 2 e 3 de janeiro, com a máxima na casa dos 40ºC.