Segurança

“Não há motivo para pânico” diz comandante da PM, após onda de furtos a residências em Lauro Müller

Desde o último fim de semana até hoje, foram registrados pelo menos seis casos de arrombamentos no município

A população de Lauro Müller voltou a sofrer com a ação dos ladrões. Entre o último fim de semana até esta sexta-feira (6), pelo menos seis casos de arrombamentos e furtos a residências foram registrados no município, que tem pouco menos de 15 mil habitantes.

As vítimas que tiveram prejuízos com suas casas arrombadas e furtadas reclamam da ineficiência das polícias em prender os responsáveis pelos furtos.

Em uma página de relacionamento na internet a moradora Gilci Benedet escreveu: “E a situação está ficando cada vez pior, aqui no Km 107, casas e mais casas sendo roubadas e nada é feito, anos e anos lutando pra adquirir algo e esses marginais levam tudo em minutos”.

Já a moradora Melanea Mazzuco Benedet, postou na mesma página: “Estamos com muito medo, as crianças já nem podem mais brincar livremente, a situação é preocupante”.

Segundo a polícia, não há motivo para pânico

Apesar do número de casos de furtos registrados recentemente, o comandante da Polícia Militar de Lauro Müller, sargento João Antonio Dimon, afirma que a população não precisa entrar em pânico. “Esse tipo de crime é comum na região. Os bandidos estudam seus alvos e depois se aproveitam de determinadas situações, geralmente já sabendo que os proprietários das casas não estão naquele horário e agem fazendo uma espécie de arrastão, praticando furtos em várias casas num determinado período”, explica o comandante Dimon.

Segundo a autoridade policial, o maior problema em prender esse tipo de bandido é conseguir flagra-lo praticando o crime. “Para isso, a polícia necessita da ajuda da comunidade que precisa ser nossa parceira, nossos olhos e ouvidos. Sempre que um carro ou até mesmo uma pessoa estranha for vista rondando uma casa ou em atitude suspeita, é importante que a polícia seja avisada pelo telefone 190. Quanto mais rápido a polícia for acionada, mais rápida será sua resposta. Só assim, conseguiremos minimizar, pois acabar é impossível, com os furtos na cidade”, ressalta.

Faltam policiais

A onda de furtos dos últimos dias reacendeu uma velha discussão: A necessidade de mais policiais civis e militares para garantir a tranquilidade e segurança da população.

De acordo com o comandante Dimon, atualmente o efetivo da PM na cidade é de apenas dez policiais. “O nosso efetivo está muito aquém do que precisamos para fazer um trabalho de qualidade. Dos atuais dez policiais, dispomos na verdade de apenas oito, pois um está em férias e outro em licença especial”, explica.

Ainda segundo o comandante Dimon, a PM da cidade dispõe de duas viaturas, mas uma está parada, pois não há policiais suficientes para colocar duas guarnições na rua. “Seriam necessários pelo menos mais nove policiais para que a PM desenvolva um bom trabalho no policiamento preventivo e ostensivo no município”, enfatiza.

Novo comando

O novo comandante da PM de Lauro Müller assumiu o posto a menos de um mês, no último dia 20 de agosto. O sargento João Antonio Dimon é natural de Orleans e atua como policial militar há 29 anos. Atualmente ele reside em São Ludgero.