Geral

Natal: chef de cozinha ensina receita Tatu Noite Feliz

Prato é barato, prático e muito saboroso para inovar na ceia

A noite de Natal e a tradicional ceia estão chegando, mas ainda dá tempo para pensar nas receitas e comprar os ingredientes. Que tal inovar esse ano e sair dos tradicionais chester e lombo suíno? O chef de cozinha do Merco Plaza Executive Hotel, de Criciúma, Sérgio Roberto Batista, ensina o passo a passo para elaborar uma ceia que irá surpreender o paladar dos familiares e amigos. Trata-se do Tatu Noite Feliz.

“Uma receita barata, de fácil preparo e muito saborosa”, garante o chef. Embora seja uma carne apetitosa, Batista diz que o Tatu ainda é pouco presente à mesa em banquetes especiais. “A ideia é justamente desmistificar esse conceito de que Tatu é para acompanhar arroz e feijão no dia a dia. Ele pode, sim, ser presença marcante em uma noite festiva”, afirma.

Para acompanhar o Tatu Noite Feliz, o chef sugere arroz a grega, farofa de bacon e nozes e compotas de frutas. Confira abaixo a receita:

Ingredientes:
1 tatu de aproximadamente um quilo
2 taças de vinho branco seco
2 cenouras médias
1 pimentão vermelho
1 linguiça calabresa
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Faça um furo no centro do tatu para pôr o recheio. Tempere a carne com o vinho, sal, pimenta e ervas aromáticas e a deixe marinar por pelo menos três horas. A seguir, preencha a cavidade do tatu com as cenouras, o pimentão (cortado em filetes) e a calabresa. A cenoura e a calabresa podem ir inteiras. Em uma panela grande coloque um fio de óleo e vá refogando a carne, sempre acrescentando água quente quando ela ameaçar de grudar no fundo da panela. Esse processo deverá ser feito durante duas horas (é o que irá garantir uma carne macia e dourada). Passadas as duas horas, a carne está pronta para ser servida. O ideal é cortá-la em rodelas.

Molho:
Adicionar à panela em que foi refogado o tatu uma lata de creme de leite até que se origine um molho escuro e homogêneo. Basta corrigir o sal e está pronto.