Saúde

Natural de Orleans, adolescente com leucemia precisa de doadores de medula óssea

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Diagnosticado com leucemia linfoblástica aguda no último dia 15 de janeiro, Daniel Tesman Durigon Filho, de 13 anos, precisa de um transplante de medula óssea urgentemente. Esta é a única forma de cura para a doença. Por isso, uma mobilização, encabeçada pela orleanense Mirele Debiasi, foi iniciada nas redes sociais.

O objetivo é alcançar o maior número de doadores possível para aumentar a chance de encontrar alguém que seja compatível. A família de Daniel é natural de Orleans, mas reside em Criciúma atualmente. “O pai do adolescente, que também se chama Daniel, teve um linfoma aos 32 anos. Agora, ele está com 35 anos e fez radioterapia, quimioterapia e transplante de medula e hoje está bem”, contou Mirele.

“O meu transplante era da minha medula mesmo, não precisei de um doador. No caso do meu filho, a medula está contaminada, por isso, não é possível usar a dele própria”, disse o pai. Qualquer pessoa com boa saúde entre 18 e 55 anos poderá doar medula óssea. Ela é retirada do interior de ossos da bacia, através de punções e se recompõe em apenas 15 dias, ou através da aférese. Para mais informações, o contato de Mirele é (48) 9109-0020.

Hemocentro Regional de Criciúma

Doações podem ser realizadas no Hemocentro Regional de Criciúma, que fica localizado na Avenida Centenário, nº 1.700, no bairro Santa Bárbara. O telefone para contato é (48) 3444-7400. Ele fica aberto de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 18h30min. Além disso, todo segundo sábado de cada mês, o Hemosc atende das 8h às 16h.

Mais informações

De acordo com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, leucemia é um tipo de câncer que compromete os glóbulos brancos (leucócitos), afetando sua função e velocidade de crescimento. O transplante surge como uma forma de tratamento complementar aos tratamentos convencionais.

A medula óssea é um tecido líquido que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecida popularmente por "tutano". A medula óssea produz os componentes do sangue. O transplante de medula óssea é um tipo de tratamento proposto para algumas doenças malignas que afetam as células do sangue, com o objetivo de reconstituir a medula doente. Ele consiste na substituição dessa medula deficitária por células normais de medula óssea.