Geral

Neve cai pela segunda vez em Santa Catarina nesta terça-feira; veja vídeo

Fenômeno já havia sido registrado pela manhã. Condição favorável segue até madrugada de quinta-feira, segundo Epagri/Ciram.

A neve voltou a cair na Serra catarinense pela segunda vez nesta terça-feira, dia 17. O meteorologista Leandro Puchalski confirmou o fenômeno à noite nas cidades de Bom Jardim da Serra e São Joaquim. No mirante da Serra do Rio do Rastro, em Bom Jardim da Serra, a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) registrou neve por volta das 21h (assista ao vídeo acima). Ventava bastante no local.

Flocos de neve em São Joaquim na noite desta terça-feira (17) — Foto: Dionata Costa/Arquivo pessoal

Neve cobre carro em São Joaquim na noite desta terça-feira — Foto: Dionata Costa/Arquivo pessoal

A neve já havia sido registrada nessas cidades, e em outras da região, pela manhã.  Mais cedo, pelo menos seis cidades catarinenses, todas na Serra, tiveram o registro de neve nesta terça, confirmou, às 16h45, a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições meteorológicas do estado. São elas: Lages, São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urubici, Urupema e Rio Rufino. Há condições para que o fenômeno se repita até quinta, dia 19.

A massa de ar frio com origem polar que chegou a Santa Catarina na segunda, dia 16, derrubou as temperaturas no estado. Além das baixas temperaturas, próximas de 0°C, para ocorrer a neve é preciso alta umidade do ar. A condição para neve e chuva congelada permanece no estado, especialmente na Serra e nas áreas mais altas do Oeste e Norte, para esta quarta, dia 18. Na madrugada de quinta, a possibilidade vale para a Serra, segundo o órgão.

Além da neve, a terça também teve chuva congelada em Urubici e nos municípios do Oeste Guatambu e Água Doce. Na segunda, o fenômeno foi visto em São Joaquim. Por causa do frio, Bom Jardim da Serra, São Joaquim e Urupema cancelaram as aulas escolares nesta quarta.

Neve em volta do carro da PMRv em Bom Jardim da Serra na noite de terça-feira (17) — Foto: PMRv/Divulgação

Tempestade

Além do frio, Santa Catarina também enfrenta outro fenômeno no tempo. A tempestade subtropical Yakecan atinge o estado ao longo desta terça. Ela pode provocar rajadas de vento de até 100 km/h em cidades da Serra e litoral. De acordo com o aviso da Epagri/Ciram, divulgado pela manhã, o vento, associado às temperaturas baixas, deixa a sensação de frio ainda maior.

De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, o risco é moderado a muito alto para ocorrências associadas aos ventos. Até 16h desta terça, a maior velocidade de vento registrada no estado foi em Siderópolis, no Sul, com 88,4 km/h. Em Urupema, chegou a 75,3 km/h. Na Grande Florianópolis, o destaque foi Rancho Queimado, com 64,5 km/h.

Com informações do site G1 SC

Notícias Relacionadas

Serra registra mínima de -8°C e pelo menos 17 cidades de SC têm temperaturas negativas; FOTOS

Menor temperatura foi registrada em Urupema. Pelo menos outras 16 cidades do estado haviam registrado temperaturas negativas, segundo a Defesa Civil, neste domingo (4).

Previsão do tempo: Chuva e frio intenso de origem polar aumentam chance de neve em SC

O frio intenso e a alta umidade irão favorecer a condição de neve em algumas regiões na quinta (20), e na sexta-feira (21).

Sábado amanhece com geada na Serra de SC e termômetros abaixo de 0°C

Árvores congelaram no Centro de São Joaquim e termômetros marcaram -4ºC.

Coorsel conta com a ajuda de outras cooperativas para reestruturar os danos do Ciclone

Mais de 3000 unidades consumidoras foram afetadas pelos ventos que atingiram a região na última terça-feira (30)