Clima

Neve em Santa Catarina é registrada em Urupema na manhã desta terça-feira

Em Bom Jardim da Serra a temperatura mínima foi de -2,4ºC durante a madrugada

Divulgação

Santa Catarina registrou a primeira neve de 2022 em Urupema.

A confirmação de que se trata de neve foi dada pela Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições do tempo no Estado. Desde a noite de segunda (16), cidades na região tiveram chuva congelada, o que gerou dúvida sobre já se tratar de neve ou não o fenômeno visto após as 7h.

— É neve, sim, porque a gente consegue ver os cristais caindo. Quando é chuva congelada, parece algo meio gelatinoso, um pouco mais grosso, a textura é bem diferente — explica o metereologista Marcelo Marins, da Epagri/Ciram.

Até as 6h30 da manhã, a cidade havia registrado 1,38ºC de temperatura mínima. Os termômetros devem se manter nesse mesmo patamar, o que é ideal para a ocorrência de neve, ainda segundo Marins.

Também na região, Bom Jardim da Serra teve mínima de -2,4ºC, São Joaquim marcou -0,12ºC e Tangará estev em 2,81ºC, de acordo com a Epagri/Ciram.

O Estado registrou neve no mês de maio pela última vez em 2007. O fenômeno é mais comum a partir de junho. Agora ele foi adiantado com uma onda de frio na região acompanhada de maior umidade.

Notícias Relacionadas

Governo de SC autorizou investimento de R$ 722 milhões em Educação

O governador Carlos Moisés participou do ato de inauguração e valorizou o movimento que é considerado como o mais municipalista da história catarinense

Autor de roubo contra motorista de aplicativo em Criciúma é preso

Investigado pelo crime tem 23 anos

Suspeito de estuprar adolescente a caminho da escola é preso após vítima gritar por socorro em SC

Polícia Civil investiga o caso, que ocorreu em uma passarela de Joinville. Vítima tem 15 anos.

Frente fria muda paisagem em SC nesta terça-feira e traz risco de temporais e queda de granizo

Mudança no tempo começa na tarde desta terça-feira (28) e se estende até sexta-feira (1º); alteração começa nas regiões próximas à fronteira com o Rio Grande do Sul