Clima

Neve, tempestade e tornado: fotos mostram fenômenos que marcaram mês de maio em SC

Ciclone também provocou enchentes no Estado

Divulgação

Maio de 2022 foi um mês movimentado e atípico em Santa Catarina, ao menos sob o aspecto dos fenômenos naturais. Moradores de várias regiões conviveram com ciclone, tempestade Yakecan, enchentes, neve, chuva congelada, granizo e tornado.

No início de maio, um alerta foi emitido pela Defesa Civil do Estado por causa de um ciclone extratropical que se formou em Santa Catarina. O fenômeno trouxe grande volume de chuva, e cidades como Tubarão, no Sul de SC e Rio do Sul, no Vale do Itajaí, tiveram prejuízos causados por enchentes. A água invadiu diversas casas e moradores ficaram desabrigados. Já em Anitápolis, na Grande Florianópolis, o temporal deixou os moradores isolados sem água, luz e telefone por mais de 24 horas.

Divulgação

Na segunda quinzena do mês, o Estado ficou gelado. Santa Catarina registrou a primeira neve do ano no dia 17 desse mês nas cidades de Lages, São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urubici, Urupema e Rio Rufino. Na região, também houve registro de chuva congelada.

Divulgação

Após a neve, a tempestade Yakecan se aproximou do Estado e uma forte ventania causada pelo fenômeno chegou a derrubar um caminhão na Serra Catarinense e deixou estradas interditadas.

Nos últimos dias do mês, o Norte do Estado foi atingido por um tornado com ventos de quase 100 km/h na cidade de Campo Alegre e, segundo a Defesa Civil, o fenômeno foi de categoria F0, a menor dentro da escala Fujita, que vai até F5.

Já em Mafra e São Bento do Sul moradores sofreram com impactos de temporais com granizo neste domingo (29).

Divulgação

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Previsão do tempo: Chuva e frio intenso de origem polar aumentam chance de neve em SC

O frio intenso e a alta umidade irão favorecer a condição de neve em algumas regiões na quinta (20), e na sexta-feira (21).

Após registro de neve, rodovias estaduais amanhecem com pontos de congelamento na pista; veja fotos

A Serra do Rio do Rastro e a Serra do Corvo Branco estão entre os locais com pontos com formação de gelo sobre a pista.

Bom Jardim registra neve durante a tarde desta sexta-feira (2)

Flocos foram vistos no período da tarde no Parque Eólico de Bom Jardim da Serra, na Serra catarinense.

Chance de neve para a próxima semana, indica meteorologista