Economia

No Balneário Rincão, mais de 120 toneladas de tainhas foram capturadas

Ano passado, foram pescados em média 65 toneladas

Os pescadores do Balneário Rincão comemoram. O motivo da alegria é decorrente da boa safra de tainha deste ano. Até o momento, foram capturados mais de 120 toneladas do peixe, número maior em comparação com o ano passado, quando foram pescados em média 65 toneladas. Conforme o presidente da colônia de pescadores Z-33, do Balneário Rincão, João Picolo, a expectativa é fechar o ano com 130 toneladas. “Este foi um dos melhores anos da história do balneário, durante toda temporada tivemos uma boa safra”, explica.

De acordo com o Portal Engeplus, por causa das capturas, os pescadores conseguiram ser recompensados, tendo em vista os investimentos em equipamentos utilizados para a captura do peixe. Agora, as tainhas se afastam do litoral e o ritmo de pesca diminui. “Elas seguem até o litoral do Rio de Janeiro e retornam em alto mar”, comenta.

As tainhas voltam geralmente para as imediações da Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, local onde se reproduzem e, no próximo Inverno, retornam para região. Em agosto, a temporada será das anchovas, que já começam a surgir no litoral Sul. “Depois das anchovas inicia a pesca das corvinas em meados de setembro”, adianta Picolo. No Balneário Rincão cerca de 400 famílias vivem da pesca, além disso, os aposentados também utilizam a carteira que credencia a liberação da pesca.