Geral

Nova estrutura será repetida em 2014 no Carnaval de Laguna

Organização garante que a festa no próximo ano continuará na orla e já antecipa melhorias

O Carnaval de Laguna deste ano trouxe mudanças que dividiram a opinião dos foliões. De um modo geral, a avaliação foi positiva. Antes, a festa era na avenida principal da cidade, a Senador Gallotti, com a concentração da maioria dos trios elétricos em uma estrutura montada no terreno do porto, e os blocos saíam em direção à praia do Iró. Desta vez, o evento ocorreu na orla e no sentido oposto. Os trios saíram da praia do Iró em direção aos molhes, onde estava o palco principal.

A maioria das pessoas entendeu a modificação como uma melhoria para elevar o nível da festa, mas para outras a impressão que ficou é que faltou musicalidade. É o que pensa o administrador de empresas Roberto Abrão. Atualmente, ele mora em Porto Alegre, mas aproveita a folia para passar uns dias com a família. Festeiro de plantão, Roberto diz que a cidade parecia que estava “morta” depois que passavam os trios.

“Pude vir para Laguna apenas no sábado e fiquei preso no trânsito final da tarde. Perdi boa parte da festa, queria acompanhar o Bloko Rosa. Se tivesse mais um trio depois deste, o dia ficaria mais animado ainda”, observa Roberto.

Quem não teve do que reclamar foi a advogada Ana Ferreira Barbosa, de Cachoeira do Sul (RS). Ela veio preparada para todos os dias de festa e acompanhar os trios elétricos. Foi a terceira vez que participou do Carnaval em Laguna e aprovou as mudanças. “Este ano ficou mais organizado. Pude aproveita melhor o evento com minhas amigas”, avalia.

“Este foi o melhor Carnaval dos últimos tempos"

No quesito organização, a festa foi considerada nota mil pela maioria dos foliões. “As pessoas que reclamam na verdade não estão acostumadas com festas organizadas, querem é bagunça para fazer o que quiserem a hora que bem entendem”, avaliou o aposentado Gervaldo Aloísio à reportaem do Jornal Notisul

Na opinião do secretário de turismo e lazer da prefeitura de Laguna, João Carlos Fagundes, este foi o melhor Carnaval dos últimos tempos. Ele não esperava 100% de aceitação dos foliões porque ainda tem muita coisa a ser melhorada, mas ficou satisfeito.
 
Durante o Carnaval, a prefeitura fez duas grandes restrições na orla, que ficou fechada para trânsito – liberado apenas para os moradores dos prédios da beira-mar e motoristas que participaram do bolsão de carros. Uma sede da secretaria de turismo foi montada na praça do Vila, para que fosse possível adesivar os carros permitido na beira da praia. Mais de mil moradores foram cadastrados e 80 carros de som.

“Entre as reclamações, estão a de pessoas que queriam mais espaço para os carros de som pela orla. Mas organizamos da melhor forma que pudemos para tentar agradar a maioria”, esclarece João Carlos.