Temperaturas despencam a partir de domingo à noite e devem atingir o ponto mais crítico na terça-feira, segundo a Defesa Civil

Foto: Mycchel Legnaghi, Divulgação
Santa Catarina se prepara para enfrentar mais uma intensa massa de ar polar a partir da noite deste domingo (29). De acordo com a Defesa Civil estadual, a nova onda de frio deve se estender até quinta-feira (3), com o ápice previsto para a madrugada e amanhecer de terça-feira (1º), quando os termômetros podem marcar entre 2°C e -4°C em regiões como o Oeste, Planalto Norte e Serra Catarinense.
Nos pontos mais elevados da Serra, como Urupema, São Joaquim, Urubici e Bom Jardim da Serra, as mínimas podem ficar ainda mais baixas, com possibilidade de ultrapassar os -4°C negativos. As condições são favoráveis à formação de geada ampla.
Outras regiões também devem sentir o frio intenso: o Litoral Sul e o Alto Vale do Itajaí devem registrar mínimas entre 0°C e 4°C, enquanto na Grande Florianópolis e Litoral Norte os termômetros devem oscilar entre 5°C e 10°C na manhã de terça. À tarde, mesmo com a presença do sol em alguns pontos, as máximas não passam dos 10°C na maioria das áreas, e ficam entre 5°C e 7°C na Serra e Planalto Norte.
Alerta para riscos à saúde e segurança
A Defesa Civil alerta para possíveis complicações associadas às baixas temperaturas, como agravamento de doenças respiratórias, risco de hipotermia, e congelamento de pistas em áreas mais suscetíveis, principalmente durante o início das manhãs.
Confira a previsão detalhada para o início da semana:
Domingo (29):
-
Estado encoberto, com chuva persistente em todas as regiões.
-
Temperaturas mínimas entre 4°C e 11°C; máximas de até 25°C no Litoral Norte.
Segunda-feira (30):
-
Frio intenso e tempo instável, com possibilidade de chuva principalmente no Meio-Oeste e Planalto Sul.
-
Mínimas abaixo de zero na Serra: até -2,2°C.
-
Extremo Oeste e Oeste com mínimas próximas de 1°C.
-
Máximas não ultrapassam os 16°C em boa parte do estado.
Histórico de frio em SC em 2025
Essa será a terceira onda de frio significativa do ano. Em 29 de maio, Santa Catarina registrou neve em quatro municípios da Serra. Na semana passada, o frio voltou com força: na terça (24), 62 cidades amanheceram com temperaturas negativas. Urupema registrou o recorde do ano até agora, com -8,1°C na segunda-feira (23).
A recomendação é que a população se mantenha atenta aos alertas da Defesa Civil e tome os devidos cuidados, principalmente com crianças, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade.