Geral

Nova planta rara nunca vista no mundo é encontrada em Santa Catarina

Denominada Delairea aparadensis, a espécie é muito curiosa, pois é mais parecida com um gênero africano do que com as da América do Sul

Divulgação

Uma nova espécie de planta nunca registrada antes no mundo foi encontrada no Parque Nacional de São Joaquim, na Serra Catarinense, por pesquisadores do Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração – Biodiversidade de Santa Catarina (PELD-BISC). Denominada Delairea aparadensis, a espécie é muito curiosa, pois é mais parecida com um gênero africano do que com as da América do Sul. 

Segundo Luís Funez, pesquisador da UFSC que faz parte do projeto, o que mais chama atenção na planta é a folhagem, que tem formato triangular. Ele explica que não existe outra espécie de planta nessa região, ou mesmo em Santa Catarina, que tenha uma folha com esse formato, por isso é mais semelhante a um gênero nativo da África. 

— A maior possibilidade é que seja uma mera semelhança na aparência delas, mas a origem é completamente diferente. Nós acreditamos que seja um gênero novo de planta, ainda não descrito. Revisamos vários herbários, que são coleções de coletas de plantas, muitas vezes do século passado, e ninguém coletou isso até agora. É o primeiro registro da planta no mundo — explica o pesquisador. 

Localizada no Morro da Igreja, a Delairea aparadensis é uma planta bastante resistente, capaz de enfrentar temperaturas abaixo de zero e geadas, que são comuns na região. A sua floração ocorre em março e ela possui um odor desagradável — uma mistura de doce com cheiro de fezes. Por isso, costuma atrais pequenas moscas.

A planta teve sua descoberta confirmada pela revista científica Phytotaxa. As novas espécies só são reconhecidas após sua publicação em uma revista científica especializada.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

São Ludgero antecipa para amanhã (22) a segunda dose da vacina contra Covid-19 para pessoas com agendamento

A Sala de Vacinas funciona na ESF Margem Esquerda das 7 às 16 horas sem fechar ao meio-dia de segunda a sexta-feira

Turmas do 9º ano aprendem a fazer sabão caseiro

Alunos reaproveitaram o óleo usado dentro da proposta da economia circular

Homem chama enfermeira de ”verme” nas redes sociais e é condenado em SC

Mulher foi xingada de "verme" e "escrota" nas redes sociais

Em São Ludgero pais devem ficar atentos às datas para rematrículas e matrículas de seus filhos para 2022

Para as rematrículas, os pais ou responsáveis já receberam todas as informações via agenda escolar, grupos de Whatsapp das escolas e também estão disponíveis no Instagram