Geral

Nova sede do Conselho Tutelar será inaugurada nesta quinta-feira em Criciúma

Estrutura é mais apropriada para o atendimento além de ter sido adaptada de acordo com a acessibilidade

Divulgação

A Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria da Assistência Social e Habitação, inaugura, nesta quinta-feira (6), às 19h, a nova sede do Conselho Tutelar. O espaço fica localizado na rua Melvin Jones, nº 18, no centro de Criciúma e tem por objetivo zelar pelos direitos humanos da criança e do adolescente, em situações que envolvam ameaça ou violação de direitos.

O local agora conta com uma estrutura mais arejada, salas de atendimento acessíveis e espaço dividido para cada colegiado. Além disso, fica localizado na área central, facilitando o acesso da população. “Isso é muito importante para nós, pois possibilita uma maior e melhor estrutura, preparada para continuar inovando e desenvolvendo um trabalho de qualidade”, afirma a gerente administrativa do Conselho Tutelar, Janaína Cruz da Rosa.

Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar foi criado conjuntamente ao Estatuto da Criança e do Adolescente, e instituído pela Lei 8.069 no dia 13 de julho de 1990. O órgão é formado por membros eleitos pela comunidade para mandato de quatro anos, sendo obrigatória a existência de pelo menos um Conselho Tutelar por cidade, composto por cinco membros.

Em Criciúma existem dois Conselho Tutelares, que atuam em regiões distintas. Suas atribuições encontram-se no artigo 136 do Estatuto da Criança e do Adolescente, e entre elas está a aplicação de medidas de proteção, requisitos serviços públicos, fiscalização de entidades de atendimento e assessoria do Poder Executivo na elaboração da proposta orçamentária para planos e programas de atendimento à criança e ao adolescente no município.

Divulgação

Colaboração Prefeitura de Criciúma

Notícias Relacionadas

Secretaria de Saúde de Criciúma reforça chamado de gestantes, puérperas e crianças para vacinação contra influenza

Agentes Comunitários de Saúde visitarão as residências para monitoramento e intensificação de informações por causa da baixa adesão à campanha nacional

Rever: aplicativo que contribui para a coleta seletiva já tem grande demanda de usuários em Criciúma

Plataforma digital auxilia nas denúncias de irregularidades e solicitações para coletas

Polícia Civil apresenta dados positivos na repressão de roubos em Criciúma com prisões realizadas e criminosos identificados

Comparado com 2018, os dados indicam redução de roubos com uso de arma de fogo, roubos em residência e roubos com mais de três autores, com estabilização da quantidade de roubos gerais.

Tribunal de Justiça catarinense confirma pena para empresário que vendeu pipoca com rato dentro em Criciúma

Uma das vítimas, após ingerir a pipoca, teve intoxicação alimentar aguda causada por alimento contaminado.