Geral

Nova sede do Conselho Tutelar será inaugurada nesta quinta-feira em Criciúma

Estrutura é mais apropriada para o atendimento além de ter sido adaptada de acordo com a acessibilidade

Divulgação

A Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria da Assistência Social e Habitação, inaugura, nesta quinta-feira (6), às 19h, a nova sede do Conselho Tutelar. O espaço fica localizado na rua Melvin Jones, nº 18, no centro de Criciúma e tem por objetivo zelar pelos direitos humanos da criança e do adolescente, em situações que envolvam ameaça ou violação de direitos.

O local agora conta com uma estrutura mais arejada, salas de atendimento acessíveis e espaço dividido para cada colegiado. Além disso, fica localizado na área central, facilitando o acesso da população. “Isso é muito importante para nós, pois possibilita uma maior e melhor estrutura, preparada para continuar inovando e desenvolvendo um trabalho de qualidade”, afirma a gerente administrativa do Conselho Tutelar, Janaína Cruz da Rosa.

Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar foi criado conjuntamente ao Estatuto da Criança e do Adolescente, e instituído pela Lei 8.069 no dia 13 de julho de 1990. O órgão é formado por membros eleitos pela comunidade para mandato de quatro anos, sendo obrigatória a existência de pelo menos um Conselho Tutelar por cidade, composto por cinco membros.

Em Criciúma existem dois Conselho Tutelares, que atuam em regiões distintas. Suas atribuições encontram-se no artigo 136 do Estatuto da Criança e do Adolescente, e entre elas está a aplicação de medidas de proteção, requisitos serviços públicos, fiscalização de entidades de atendimento e assessoria do Poder Executivo na elaboração da proposta orçamentária para planos e programas de atendimento à criança e ao adolescente no município.

Divulgação

Colaboração Prefeitura de Criciúma

Notícias Relacionadas

Secretaria de Saúde de Criciúma reforça chamado de gestantes, puérperas e crianças para vacinação contra influenza

Agentes Comunitários de Saúde visitarão as residências para monitoramento e intensificação de informações por causa da baixa adesão à campanha nacional

Tribunal de Justiça catarinense confirma pena para empresário que vendeu pipoca com rato dentro em Criciúma

Uma das vítimas, após ingerir a pipoca, teve intoxicação alimentar aguda causada por alimento contaminado.

Quatro adolescentes criam startup para fiscalizar os poderes de Criciúma

O objetivo dos jovens é reunir informações dos poderes Legislativo e Executivo do município de Criciúma em uma plataforma mais acessível.

Morador é executado com cinco tiros em Criciúma

Segundo informações, a vítima saiu recentemente do presídio e possui passagens por pedofilia e estupro de vulnerável.