Geral

Nova vara da Justiça é instalada na comarca de Jaguaruna

A comarca registra aproximadamente 27 mil processos em trâmite nos municípios de Jaguaruna, Treze de Maio e Sangão, com abrangência sobre 32 mil habitantes.

Foto: Júlio Cancelier

Foi instalada nesta segunda-feira, 26, a segunda vara da comarca de Jaguaruna, em solenidade realizada no próprio fórum, que contou com a presença de desembargadores e juízes, autoridades locais e regionais, servidores e profissionais que atuam na comarca, além de convidados e comunidade em geral. A comarca registra aproximadamente 27 mil processos em trâmite nos municípios de Jaguaruna, Treze de Maio e Sangão, com abrangência sobre 32 mil habitantes.

Em sessão realizada no legislativo municipal, logo após a instalação oficial, o Presidente da Câmara, Laerte da Silva dos Santos, o Vereador e Presidente da Comissão Pró Instalação Segunda Vara Cível de Jaguaruna, José Gonçalves Guimarães e o prefeito Edenilson Montini da Costa entregaram placas de agradecimento ao presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina Rodrigo Collaço e ao deputado estadual Luiz Fernando Vampiro (MDB), que se empenharam na ampliação dos serviços judiciários.

A Vara Única da comarca passará a denominar-se 1ª Vara, com competência nas ações de natureza cível, de família e de infância e juventude. A nova unidade instalada será a 2ª Vara, que atuará em feitos criminais e de execução penal, Fazenda Pública e registros públicos entre outros. Tais competências podem ser revistas após seis meses de instalação. O juiz Gustavo Schlupp Winter, responsável pela então Vara Única, passará a responder pela 1ª Vara, enquanto o juiz Rodrigo Barreto será o titular da recém-instalada 2ª Vara.

A instalação da vara foi aprovada no último dia 19 de setembro, por unanimidade, em sessão administrativa do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Segundo estudo do TJ, ingressam em média 875 processos por mês na comarca.

Colaboração: Júlio Cancellier – Assessor de Imprensa deputado Luiz Fernando Vampiro

Notícias Relacionadas

Amurel recomenda que municípios adotem nova quarentena por causa da Covid-19

Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) contempla 18 prefeituras. A situação da região é considerada gravíssima pelo governo de Santa Catarina em relação à doença.

Justiça confirma resultado de licitação que gerou economia de R$ 12 milhões pela Saúde do Estado

A licitação foi realizada pela Secretaria da Saúde para fornecimento de ventilação domiciliar e tratamento de oxigenoterapia a pacientes catarinenses.

Justiça nega liminar e mantém decreto que fecha supermercados aos domingos em Içara

Em sua análise , o magistrado aponta que o artigo impugnado é válido, não há violação a regras de competência e não há violação ao preceito legal que prevê a manutenção das atividades essenciais.

PRF apreende mais de seis quilos de cocaína após motorista fugir da fiscalização na BR-101, em Jaguaruna

A droga estava em um GM/Onix com placas de Criciúma, que não obedeceu a ordem de parada e fugiu em alta velocidade.