Poder Legislativo

Nova vara é instalada na comarca de Jaguaruna

A comarca registra aproximadamente 27 mil processos em trâmite nos municípios de Jaguaruna, Treze de Maio e Sangão, com abrangência sobre 32 mil habitantes.

Foto: Divulgação

Foi instalada nesta segunda-feira (26), a segunda vara da comarca de Jaguaruna, em solenidade realizada no próprio fórum, que contou com a presença de desembargadores e juízes, autoridades locais e regionais, servidores e profissionais que atuam na comarca, além de convidados e comunidade em geral. A comarca registra aproximadamente 27 mil processos em trâmite nos municípios de Jaguaruna, Treze de Maio e Sangão, com abrangência sobre 32 mil habitantes.

Em sessão realizada no legislativo municipal, logo após a instalação oficial, o Presidente da Câmara, Laerte da Silva dos Santos, o Vereador e Presidente da Comissão Pró Instalação Segunda Vara Cível de Jaguaruna, José Gonçalves Guimarães e o prefeito Edenilson Montini da Costa entregaram placas de agradecimento ao presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina Rodrigo Collaço e ao deputado estadual Luiz Fernando Vampiro – MDB, que se empenharam na ampliação dos serviços judiciários.

A Vara Única da comarca passará a denominar-se 1ª Vara, com competência nas ações de natureza cível, de família e de infância e juventude. A nova unidade instalada será a 2ª Vara, que atuará em feitos criminais e de execução penal, Fazenda Pública e registros públicos entre outros. Tais competências podem ser revistas após seis meses de instalação. O juiz Gustavo Schlupp Winter, responsável pela então Vara Única, passará a responder pela 1ª Vara, enquanto o juiz Rodrigo Barreto será o titular da recém-instalada 2ª Vara.

A instalação da vara foi aprovada no último dia 19 de setembro, por unanimidade, em sessão administrativa do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Segundo estudo do TJ, ingressam em média 875 processos por mês na comarca.

Colaboração: Comunicação Assessor de Imprensa deputado Luiz Fernando Vampiro

Notícias Relacionadas

Vereadores aprovam quase R$ 700 mil em emendas impositivas, em Cocal do Sul

Parte dos recursos será direcionado para entidades e associações indicadas pelos vereadores. Previsão é que o dinheiro seja liberado no próximo ano, já que estão inclusas no orçamento.

Passado, presente e futuro reunidos para comemorar os 50 anos da Unesc

Sessão solene foi realizada nesta sexta-feira (22) na Universidade.

Empresário e prefeito Valdir Fontanella recebe a mais alta honraria do Poder Legislativo Catarinense

O espírito empreendedor fez Valdir Fontanella, de origem humilde, tornar-se um dos maiores empresários de transportes do Brasil.

Vereadores solicitam melhorias em áreas industriais de Siderópolis

Instalações de redutor de velocidade e iluminação estão entre as reivindicações dos proponentes.