Geral

Novas Calhas do Museu ao Ar Livre são entregues

Para o atual termo de fomento, o Museu fez, em contrapartida, a capacitação dos professores da rede municipal de ensino de Orleans

Divulgação

Em ato realizado hoje pela manhã (20/12), foi feita a entrega do restauro das calhas e das duas rodas d’agua do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi). As tábuas das calhas que distribuem água para as unidades da ferraria, atafona, marcenaria e serraria precisaram ser trocadas, devido à degradação que sofreram pela ação do tempo.

O projeto de Conservação de unidades do Museu foi realizado com recursos repassados por um termo de fomento com a Prefeitura de Orleans, por meio do Departamento de Cultura, no valor de R$ 50 mil. As obras de conservação na estrutura do Museu foram feitas, conforme orientações de preservação de bens culturais, ressalta a diretora do Museu, Valdirene Böger Dorigon.

O prefeito de Orleans, Jorge Koch, prestigiou o ato e ressaltou a importância da preservação do patrimônio histórico. “É preservando a nossa cultura e o nosso passado que vamos, cada vez mais, construir um futuro”, afirmou o prefeito. Ele classificou o Museu como o maior equipamento turístico da cidade que, se depender dele, sempre vai colaborar para manter o local. O prefeito ainda anunciou um novo termo do fomento para 2022, no mesmo valor para ajudar nas obras de conservação.

Para o atual termo de fomento, o Museu fez, em contrapartida, a capacitação dos professores da rede municipal de ensino de Orleans. O reitor do Unibave, Guilherme Valente de Souza, disse que é importante a parceria com o poder público municipal para manter a Instituição. “Precisamos unir forças para colocar Orleans no foco cultural e atrair mais pessoas para desfrutar da nossa estrutura turística e cultural, para fazer a cidade cresça se desenvolva”, declarou o reitor.

O que foi feito?

Foram trocadas toda a estrutura das calhas e restauro de duas rodas d’água. Todas as madeiras substituídas receberam tratamento, com a aplicação de cupinicida e hidro-repelentes, que ajudarão em sua conservação.

Notícias Relacionadas

Saúde lança nova versão da caderneta de saúde para crianças

Novo modelo será enviado aos estados e municipios até março

Cachoeira é interditada por tempo indeterminado após queda que matou jovem em SC

Leticia Silva Budal, de 20 anos, morreu após cair aproximadamente 50 metros dentro da cachoeira

SC tem 20 vezes mais pacientes em tratamento contra Covid do que no Natal

Em 25 de dezembro, estado tinha 1.987 casos ativos contra 45.915 de sexta-feira. SC enfrenta filas nos postos de saúde e unidades fechadas por causa do afastamento de profissionais da área.

Um ano de vacinação contra Covid-19 com início da imunização de crianças

A vacinação de crianças de 5 a 11 anos é a forma que SC celebra data