Moda

Novidades e tendências para a moda do Sul no Inspiramais

Salão de Design e Inovação de Componentes, em São Paulo, recebeu comitiva de empresários de confecção da região.

Fotos: NB Com

Empresários de moda do Sul catarinense retornam nesta quinta-feira (06) à região após quatro dias de muita informação e troca de experiências, em São Paulo. O principal destino foi o Salão de Design e Inovação de Componentes, o Inspiramais, maior evento do gênero na América Latina, realizado no Centro de Eventos Pró-Magno.

Formado por 15 confeccionistas, o grupo viajou a convite da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e Sebrae/SC, com apoio do Núcleo de Moda do Sul Catarinense (NMSC). A 16ª edição do evento, com foco no Inverno 2018, teve como tema principal a inovação, com palestras, visitas guiadas, rodadas de inovação, entre outras atividades voltadas para esse desafio. “São informações de moda qualificadas e essenciais para a o desenvolvimento de nossas coleções. É o primeiro contato com as novidades em matérias primas desenvolvidas pela indústria”, afirma a empresária Marta da Silva, que produz moda feminina com a marca Chick Bella, em Araranguá.

Fotos: NB Com

Com mais de 130 expositores de todo o país, o Inspiramais já faz parte do calendário de moda nacional. O grande objetivo é desenvolver o setor de componentes (tecidos, sintéticos, couros, saltos, enfeites, aviamentos) e incentivar a produção de uma moda 100% brasileira. “O evento é resultado de um intenso trabalho de pesquisa orientado pelo renomado estilista Walter Rodrigues, com foco na identidade nacional. O projeto é disseminado em 20 polos produtivos e Criciúma é um deles”, afirma a consultora regional Sul do Sebrae/SC, Juliana Ghizzo.

The Walking Fashion

Uma das novidades desta edição foi o The Walking Fashion, ação que uniu moda, arte e história. Na Pinacoteca do Estado de São Paulo, os empresários do Sul tiveram acesso a consagradas obras do Modernismo, um dos principais movimentos artísticos nacionais do último século. “Foi uma experiência inspiradora. Assim como os artistas da época, buscamos um novo olhar sobre o cotidiano. Uma visão ampliada da realidade, que nos permita inovar, criar produtos de moda diferenciados”, comentou a empresária Rosane Benedet, da marca feminina Matuta.

Fotos: NB Com

Eventos exclusivos

Os empresários tiveram acesso ainda a palestras exclusivas promovidas por duas das maiores produtoras e importadoras de tecidos do país, a Focus Têxtil e a IMA Têxtil. No showroom das empresas, o grupo também conferiu novidades e tendências para o Inverno 2018, além de preview do Verão 2019.

Coworking e Networking

A realização da viagem possibilitou ainda aos empresários uma importante troca de informações e ampliação da rede de relacionamentos. “Aproveitamos para visitar clientes, conhecer novos fornecedores, além de compartilhar experiências e ideias com os empresários da região. Foi uma viagem muito produtiva e relevante”, elogiou Vera Carina da Silva, do Grupo Italianinho, de Sombrio.

Colaboração: Caroline Bortot – NBCom – Assessoria de Imprensa Regional Sul Sebrae/SC

 

Notícias Relacionadas

Patrocinadora oficial: Roluza conta com ingressos e looks para a Festa do Vinho

Marcas do Sul recebem selo de reconhecimento SPFW

A partir de critérios como inovação no design, uso de materiais, qualidade e originalidade, produtos de oito empresas associadas ao Núcleo de Moda Sul catarinense foram certificados por experts da São Paulo Fashion Week.

Moda Solidária arrecada roupas infantis em Criciúma

Alunos e professores da Unesc/Senai realizam ação em prol de crianças.

Inspirações para o ano novo