Saúde

Novo centro de recuperação para mulheres será inaugurado em Criciúma

Foto: Mayara Cardoso

Foto: Mayara Cardoso

Celebrando 31 anos de fundação nesse domingo (24), o Desafio Jovem de Criciúma oferece à população um novo serviço de apoio aos dependentes químicos. Será inaugurada hoje, às 19h, a segunda unidade do centro de recuperação, destinado ao tratamento do público feminino que são dependentes de álcool, crack ou demais drogas. Essa é uma nova alternativa para a região Sul do Estado, que atualmente conta com 30 clínicas para usuários de entorpecentes, sendo que apenas três são direcionadas às mulheres.

Conforme o presidente do Desafio Jovem, Vânio de Oliveira, serão disponibilizados 20 novos leitos entre seis meses e um ano. “Resolvemos inaugurar essa unidade porque havia muita procura. As mulheres geralmente ficam escondidas, usando suas drogas, mas no mínimo 50% da demanda são do público feminino. Agora, será feito um trabalho intensivo, porque não existe vacina para substituir o vício. Mas existe o tempo, os conselhos, a psicologia”, afirma. 

Com a média de 20 pacientes por comunidades terapêuticas, o Sul conta com aproximadamente 600 pessoas em fase de tratamento químico. A maioria das mulheres entram no mundo das drogas através dos seus cônjugues ou namorados, geralmente já usuários de entorpecentes. Dentro da unidade, a proposta é oferecer assistência geral também aos filhos das dependentes químicas. “Será a mesma sistemática e filosofia de trabalho da unidade voltada aos homens. Mas a mulher é um ser mais complexo, que tem até mesmo um estatuto que a protege. Para isso, trabalharemos as relações e os encaminhamentos também de seus filhos”.

Em busca de recursos

Através da unidade, todos os encaminhamentos assistenciais serão oferecidos. Inicialmente, parte dos serviços será cobrada dos familiares, mas o objetivo é que com o auxílio de recursos do Programa do Estado Reviver, os serviços passem a ser gratuitos. “Iniciaremos com dez leitos e já temos pretendentes. Ainda buscarei convênio para esse público feminino, porque o Estado lançará um novo edital ainda nesse mês.”, diz.

A nova unidade ficará localizada no bairro Santo Antônio, na Rua João Alípio Braz, n° 851. Durante todo o dia de hoje uma programação estará sendo realizada no local. Entre elas o 1º Workshop Sul Catarinense da Federação das Comunidades Terapêuticas de Santa Catarina – Fecotesc que visa integrar e fortalecer as unidades de tratamento na busca de recursos. Entre as 14h e às 18h serão discutidos diferentes assuntos referentes aos serviços prestados e a dependência química.

Mais informações podem ser adquiridas através do telefone (48) 8490-5058 e (48) 9928-4822.

Com informações de Denise Possebon / Clicatribuna