Geral

Novo comandante assume 3º Pelotão de Bombeiros Militar

Assunção do 2º Tenente BM Renan Silvério da Rosa Fernandes, ocorreu na manhã de hoje

Em solenidade na manhã desta sexta-feira (17), presidida pelo comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, Major BM Lázaro Santin, foi realizada a assunção de comando do 3° Pelotão de Bombeiros Militar, em Orleans, na região carbonífera.

O novo comandante da Unidade, é o 2º Tenente BM Renan Silvério da Rosa Fernandes, que assume o comando em substituição ao Subtenente Luiz Carlos de Souza.

–>> Veja as fotos da solenidade

Renan nasceu em Criciúma, mas passou sua infância em Orleans. Ele é filho do empresário Silvério Fernandes. Iniciou sua carreira como bombeiro em 2003 no Pelotão de Orleans, na condição de voluntário. Foi para São Miguel do Oeste, onde fez o aspirantado de bombeiro militar. Foi promovido ao posto atual em 24 de março de 2012. Ele é formado bacharel em relações internacionais pela Unisul e pós-graduado em gestão de pessoas pela Unesc.

Em seu discurso o novo comandante lembrou o velho ditado popular dizendo que o bom filho a casa torna. “É com muita alegria e honra que assumo o compromisso de conduzir o Corpo de Bombeiros de Orleans, corporação essa que possui o nobre dever de servir a comunidade, protegendo as vidas e riquezas alheias. Contarei com o apoio de todos os bombeiros desta corporação para concluir com êxito mais esta missão”, disse o comandante, encerrando com a célebre frase de Pierre Furter: “O domínio de uma profissão não exclui o seu aperfeiçoamento, ao contrário será mestre aquele que continuar aprendendo”.

O Major Lázaro Santin, divulgou que já está sendo estudado implantar no quartel de Orleans a técnica de usar cães no serviço de buscas e resgate. “Nós devemos trazer para Orleans também o serviço de cães adestrados de buscas. Aqui há uma área muito boa para os treinamentos continuados, que é o que o cão precisa, e vamos difundir cada vez mais esse trabalho em especial aqui em Orleans”, anunciou.

Santin registrou que em 1993 era 2º Tenente e foi destacado para trabalhar em Criciúma. Na época teve como primeira missão terminar a construção do quartel de Orleans, com a promessa de ser o primeiro comandante.

“Depois de oito meses de muito trabalho conseguimos colocar o quartel em operação o que mereceu elogios mais que merecidos já que estávamos tentando abrir um quartel nos mesmos moldes em Araranguá há mais de 20 anos e não conseguíamos. O quartel de Orleans é hoje o mais bem estruturado do 4º Batalhão, por isso é digno de elogios e ressalva, porque realmente a cidade tem esse viés positivo que deve sempre ser lembrado. Fernandes, tudo que se planta nessa vida dá. Então trabalhe, plante, faça por merecer que o resultado uma hora vem. Parabéns, você tem todo meu apoio e a minha confiança”, finalizou.

Na ocasião foram homenageados dois bombeiros militares pertencentes ao efetivo da OBM de Orleans que, após mais de 30 anos de serviços prestados à comunidade catarinense, passaram para a reserva. Receberam a honraria o Subtenente Luiz Carlos de Souza e o Sargento BM Valcir Martins.

Após a cerimônia o 2° Tenente BM Renan Silvério da Rosa Fernandes recebeu o tradicional batismo.

Houve também uma demonstração de busca e resgate na pista de treinamentos do quartel com os soldados e cães da equipe de cinotecnia do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, Sebastião Antonio de Souza e sua cadela Kolly, Rodrigo Bonaldo Rafael e sua cadela Mel e Diojenes Luciano Borges e seu cão Áquila.