Saúde

Novo decreto do governo de SC terá multa para quem não usar máscara

Passará a valer a partir de sábado e deverá conter regras como proibição de venda e consumo no local de bebidas alcoólicas à noite, além de medidas para evitar aglomerações no comércio e no transporte.

Divulgação

O grupo gestor do governo de Santa Catarina discute nesta sexta-feira (19) o regramento que será adotado pelo Estado para combater à pandemia de Covid-19 pelas próximas duas semanas. Um novo decreto será assinado ainda nesta sexta e passará a valer a partir deste sábado (20) e deve conter regras como a lei seca – proibição de venda e consumo no local de bebidas alcoólicas à noite – e restrições nas madrugadas, além de medidas para evitar aglomerações no comércio e no transrpote.

O governo já havia descartado lockdown e pretende afrouxar as regras aos finais de semana, permitindo o funcionamento das atividades não essenciais de forma semelhante ao que acontecia de segunda a sexta nos decretos passados.

O principal ponto encaminhado pelos técnicos da saúde foi endurecer a fiscalização do uso de máscaras. O governo deve estabelecer critérios e multas para quem estiver sem o item de segurança sanitária.

“Talvez um dos pontos mais importantes do decreto é a ênfase que nós estamos dando para a questão do uso da máscara com um item obrigatório e essencial, não só como medida de proteção individual, mas também como medida de proteção coletiva”, disse o superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Eduardo Macário.

Com informações do site TNSul

Notícias Relacionadas

Prefeito de Nova Veneza assina decreto de formação da Comissão de Acompanhamento, Controle, Prevenção e Monitoramento ao Coronavírus

Nova Veneza não tem casos confirmados da doença, apenas pessoas em isolamento domiciliar que já foram acompanhados, mas devem permanecer em quarentena pois chegaram de viagem.

Santa Catarina registra dois novos casos de coronavírus e divulga plano de contingência para enfrentar a doença

Coronavírus em SC: Santa Catarina salta 16 posições e está entre os estados com menor incidência da doença no país

As estratégias de isolamento social e combate ao coronavírus levaram Santa Catarina a avançar para posição de destaque nacional no enfrentamento à pandemia.

Produtor do melhor mel do mundo, Santa Catarina prevê safra acima da média em 2020

Santa Catarina tem uma série de fatores que, naturalmente, favorecem o cultivo de um mel diversificado e até mais puro.