Geral

Novo desafio da internet traz preocupação aos pais

Acontecendo na Europa desde 2016, o Desafio da Baleia Azul consiste em tarefas. A última é tirar a própria vida. Região Sul não teve registro de desafiantes, mas pais devem ficar atentos.

Novo desafio da internet traz preocupação aos pais

Foto: Divulgação

Uma nova moda chegou à internet, sobretudo, no Facebook. Iniciado na Europa, o Desafio da Baleia Azul está preocupando pais de todo o mundo. O jogo, que foi criado na Rússia, consiste em uma série de 50 desafios, onde o último é tirar a própria vida. No Brasil, a rede social já registrou a criação de pelo menos dois grupos com este nome. Responsáveis de crianças e adolescentes devem ficar atentos aos detalhes.

De acordo com a psicóloga Cecília Urbina, uma das principais causas que podem levar o jovem a este desafio é a falta de aceitação. “Pode ser ocasionado por algum transtorno mental e é uma fase onde muitos querem ser encaixados em um determinado grupo e acabam optando por uma atividade mais arriscada”, comentou ela, que faz parte do movimento “Abrace uma Vida” que tem por objetivo criar ações de valorização à vida.

Desenhar uma baleia no corpo com faca ou gilette, passar horas ouvindo músicas psicodélicas e virar a noite vendo filmes de terror são alguns dos desafios propostos do jogo, onde o desafio é lançado em grupos todos os dias às 4h20min.

Por aqui, vale fazer algumas orientações aos que lidam diariamente com este grupo. “As escolas podem orientar os jovens, os próprios pais também, vale a fiscalização nas redes sociais dos filhos para que eles não participem de situações iguais a esta”, complementou Cecília.

Informações da Polícia Militar apontam que nenhum caso deste tipo foi registrado na região. Enquanto isso, na Europa, muitos casos são descobertos todos os dias. O primeiro caso foi registrado no ano passado, onde uma jovem se jogou em frente a um trem para concluir o desafio.

Com informações do Portal DN Sul