Educação

Novo Ensino Médio: Como será essa nova fase da educação

Protagonismo dos jovens dará início a um novo ciclo de aprendizagem no Colégio Satc

Divulgação

Escolhas. Em diferentes fases da vida o momento de fazer escolhas pode ser difícil. No entanto, ter autonomia para conhecer novas formas de se conquistar um futuro promissor, pode ser a chave para o sucesso dos jovens que ainda estão na fase escolar. Seguindo essa diretriz atual, a educação está vivendo uma nova fase, que é o início do ‘Novo Ensino Médio’ e o Colégio Satc já se preparou para essa reformulação educacional.

Em 2022, a nova grade curricular atenderá alunos do primeiro ano do ensino médio que iniciarão um novo ciclo de aprendizagem. O protagonismo dos alunos estará em evidência a partir de suas escolhas com relação às disciplinas, que foram pensadas em aperfeiçoarem aspectos socioemocionais, culturais e no futuro profissional.

Para a diretora do Colégio Satc, Izes Beloli, a instituição tem em seu DNA de ensino um olhar voltado para a aplicação do conhecimento por meio de atividade práticas e a resolução de problemas para tornar a aprendizagem mais significativa. “O Novo Ensino Médio vem corroborar com esta proposta, por isso vamos dar sequência a esta forma de ensinar buscando o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para o bom desempenho pessoal, social e profissional de nossos alunos”, ressaltou.

O modelo adotado pelo Colégio Satc segue a base curricular nacional e terá a inclusão das Trilhas de Aprofundamento e as disciplinas eletivas, que que são minicursos profissionalizantes oferecidos por trimestres. “A partir desse novo molde, os alunos terão oportunidade de estudar disciplinas em áreas de ensino que possuem mais afinidade. Inovamos trazendo disciplinas eletivas diferenciadas para o 1º ano do Ensino Médio, além das trilhas de aprofundamento nas áreas da Física, Química, Escrita Criativa, Tecnologias, bem como a trilha do +ENEM”, explicou a coordenadora do ensino fundamental e médio, Adriana Just Schmidt.

Ensino Médio: novas experiências e linguagens diversas

A preparação dos jovens para a vida e para o mercado de trabalho impactará no que eles almejam para o futuro. Trabalhar o ensino com foco na autonomia e no aperfeiçoamento de aspectos físico, socioemocionais e culturais contribuirá para a formação ampla dos alunos.

“As mudanças vêm com um novo propósito para a vida deles. O aluno poderá ter a devida orientação para a construção de um projeto de vida, iniciar uma qualificação para o mercado de trabalho ou ainda aprofundar os seus estudos em áreas de conhecimento de seu interesse para o ingresso numa Instituição de Ensino Superior”, destacou Adriana.

O Novo Ensino Médio confirma em sua proposta educacional a preparação de cidadãos para o mundo, dando a oportunidade de transformar a vida de seus alunos e o ambiente em que vivem. Pensando nisso, as escolas precisarão implementar novas áreas de aperfeiçoamento. O Colégio Satc já sai na frente, por oferecer os cursos técnicos e ser referência na educação profissionalizante.

“A formação técnica que a Satc já possui, agrega ainda mais para essa reformulação do ensino por meio de ações práticas, experiências profissionais, direcionando os jovens para o mundo do trabalho e preparando para enfrentar os desafios contemporâneos nos aspectos da inovação, empreendedorismo criativo, autonomia e escolhas conscientes”, enfatizou Izes.

Afinal, o que é o Novo Ensino Médio?

O Novo Ensino Médio é uma reformulação na grade curricular oferecida do 1º ao 3º ano do médio. A lei 13.415/ 2017 estabeleceu mudanças na estrutura do ensino brasileiro e trouxe alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Os alunos terão oportunidade de estudar disciplinas em áreas de ensino que possuem mais afinidade. Além disso, o novo currículo incentiva na descoberta de novas aptidões e habilidades.

Notícias Relacionadas

Engenheiro da Famor esclarece aos vereadores de Orleans sobre trabalhos realizados

Na Ordem do Dia, foram aprovados Projeto de Lei Complementar, Moção de Apoio, Requerimento e Indicação.

Um projeto de lei e seis proposições pautam sessão do Legislativo de Lauro Müller

Atletas de Muay Thai, Karatê e Jiu Jitsu de Criciúma conquistam pódio em competições

Disputas foram no Rio de Janeiro e em Videira

“Ela era o tesouro da vida dele”, diz tia de policial morto pela filha em SC

Neife Werlang, de 46 anos, foi morto na sexta-feira (18) em São Miguel do Oeste; duas suspeitas estão apreendidas em Chapecó