Educação

Novo Ensino Médio: entenda as novidades no Colégio Satc

Mudanças na formação geral básica, carga horária e inclusão de itinerários formativos fazem parte das principais dúvidas de pais e alunos

Divulgação

Em 2022, alunos que iniciarem no 1º ano do Ensino Médio serão protagonistas do próprio desenvolvimento escolar e profissional. Essa é a proposta desenvolvida para uma nova fase do ensino brasileiro, que visa oferecer aos estudantes a opção de escolha sobre suas trilhas de aprendizado. Seguindo as diretrizes do Novo Ensino Médio, o Colégio Satc aplicará diferentes novidades em seu planejamento educacional, que impactarão ainda mais na formação e colocação dos alunos no mercado de trabalho. A formação geral básica, carga horária e inclusão de itinerários formativos são mudanças que geram muitas dúvidas e para isso o Colégio desenvolve um trabalho junto às famílias de comunicação e informação ampla.

Quando se fala em formação geral básica, está se direcionando para as disciplinas vistas em qualquer ensino, matemática e língua portuguesa que no novo Ensino Médio São as únicas obrigatórias. Na Satc outras matérias farão parte obrigatória do currículo educacional. “Escolhemos disciplinas que para nós são base para a formação do aluno e por tanto serão obrigatórias durante os três anos de Ensino Médio. São elas: Língua portuguesa, que trabalha a gramática, produção textual e a língua inglesa. Matemática, história, geografia, física e química”, explica a coordenadora do Ensino Médio da Satc, Adriana Just.

As aulas de filosofia, sociologia e educação física seguirão na grade curricular da instituição, seguindo em outra trilha do conhecimento. “Para nós, essas disciplinas têm papel fundamental no desenvolvimento educacional dos estudantes e por isso, seguem presentes no ensino da Satc, porém, fazendo parte dos itinerários formativos”, conta Adriana.

Mas afinal, como serão itinerários formativos no Colégio Satc?

Nos itinerários formativos, os estudantes poderão aprofundar as áreas de conhecimento vistas na formação básica, conseguindo aplicar no seu dia a dia aquele conteúdo que está sendo ministrado em sala de aula, visando ajudar a comunidade, a sua vida. “Essa é uma formação em que o aluno vai ter como base a resolução de algum tipo de problema ou de um contexto que ele vivencia, aplicando os conteúdos na prática”, ressalta a coordenadora.

Com formação obrigatória, os alunos da Satc terão as seguintes disciplinas: Escrita Criativa, Praticando Química, Universo da Física, Lógica Matemática, Projeto de Vida, Arte e Cultura, Filosofia e Sociologia, Saúde e Esporte.

Os itinerários formativos foram divididos em trilhas de aprofundamento e dentro disso, foram incluídas na grade curricular as disciplinas eletivas, que são as aulas em que o Governo brasileiro expressa dar oportunidade de escolha aos estudantes.

“O Colégio adotou o seguinte, o aluno escolhe a eletiva que ele quer cursar dentre aquelas que estamos oferecendo e que serão cursadas uma por trimestre no 1º ano do Ensino Médio”, informa a diretora do Colégio Satc, Izes Ester Machado Beloli.

Dentro do catálogo preparado pela Satc estão as seguintes disciplinas eletivas: Empreendedorismo e Inovação, Independência Financeira, Fotografia, Produção Áudio Visual, Domótica, Gamificação, Motores de competição, Criatividade em projetos Mecânicos, Mecânica na Prática, Produção de Conteúdo Digital, Farmacotécnica e Nutrição.

Como serão os horários das aulas?

Na proposta do Novo Ensino Médio, o aumento da carga horário será obrigatório em todas as instituições. “Nós na Satc já tínhamos essa prática de 30 horas semanais de aula. Por isso, as turmas do 1º ano do Ensino Médio seguem com aulas em todas as manhãs e uma no período da tarde. A disciplina eletiva entra nesse cronograma no período da manhã com duas aulas”, salienta a coordenadora.

Com o reconhecimento de ser a intuição que se destaca pela formação técnica dos alunos, que a Satc segue com a mesma proposta educacional incluindo o curso técnico no 2º e 3º ano do ensino médio. “Os alunos que optarem pelo técnico farão o curso em dois anos e quem não fizer a escolha, poderá estar cursando uma das eletivas do catálogo. Nessa fase também, o estudante que não optar pelo técnico poderá fazer o + Enem como uma trilha de aprofundamento, que prepara esse jovem para o exame nacional”, ressalta Adriana.

Benefícios da nova organização curricular

A maioria dos adultos já passou por aquela fase da adolescência em que se questiona tudo, principalmente na escola, ‘por que eu estudo isso? Onde que eu vou usar na minha vida?’. Pensando em responder esses questionamentos, a proposta tanto do Governo quanto das escolas que estão se estruturando para o Novo Ensino Médio, é dar sentido ao conteúdo aprendido pelo aluno.

“O aluno que gosta de gramática, produção textual também se questiona onde vai usar isso, e é aí que entra a o itinerário formativo de Escrita Criativa. Onde ele poderá aplicar o conhecimento dele produzindo um texto informativo, um cartaz de divulgação ou uma postagem criativa, que leva os conhecimentos de Língua Portuguesa com a aplicação desses conteúdos”, pontua Adriana.

Para a Diretora da Satc, as mudanças curriculares irão contribuir ainda mais para a construção das carreiras dos estudantes. “Com a formação profissional e técnica o aluno sairá do Ensino Médio muito mais preparado. Ele terá uma base para resolução de problemas da área que estuda, terá maior autonomia, com maior responsabilidade e com uma visão diferenciada de um processo”, frisa Izes.

Notícias Relacionadas

Dez escolas municipais de Criciúma já tiveram seus documentos antigos digitalizados

Objetivo da Secretaria de Educação é criar acervo com decretos, cadastros de estudantes e professores, fotos históricas e demais documentos das unidades de ensino

Colégio Satc inicia transição de alunos para novas séries

Desafios e mudanças para os alunos que passam para o Ensino Fundamental são monitorados pelo corpo pedagógico

“Estamos perto de ver o topo da inflação”, diz presidente do BC

Campos Neto afirma que pode haver melhora no ano que vem

Queda de elevador deixa um homem ferido dentro de padaria em SC

Estado de saúde da vítima é estável; acidente aconteceu no bairro América