Geral

Novo espaço do Centro de Fisioterapia traz mais conforto e acessibilidade

O novo endereço agora, fica em frente a Escola Genésio Mazon, no bairro Barro Vermelho

O endereço mudou – agora atendendo em um amplo espaço em frente a Escola Genésio Mazon, no bairro Barro Vermelho – mas os objetivos do Centro de Fisioterapia de Orleans continuam os mesmos. Além de buscar a reabilitação da função dos movimentos comprometidos dos pacientes, a equipe do setor foca em um diferencial importantíssimo para o sucesso do tratamento: o atendimento humanizado. Tal trabalho é competentemente desenvolvido pelas fisioterapeutas e especialistas Gisele Benedet Pizoni Zomer, Andreza de Souza Mendes Tezza e Roberta Bett Bussulo, sendo que cada uma delas realiza 14 atendimentos diários, e pela secretária Karoliny Caetano Souza.

Gisele, que é a coordenadora da equipe, destaca que a nova estrutura tem o dobro do tamanho da anterior, fato que facilita a realização dos trabalhos. Além disso, trouxe mais conforto e acessibilidade. “A antiga estrutura oferecia alguns obstáculos. Tinha uma escada e uma rampa sem qualquer tipo de apoio, o que gerava muitos transtornos para os pacientes. Agora, o estacionamento é na frente da unidade e foi construída uma rampa adequada para os pacientes que são cadeirantes ou que apresentam dificuldade de locomoção”, relata a profissional. “Sempre buscamos oferecer melhores condições aos nossos pacientes”, acrescenta.

Seguindo essa linha de trabalho, a equipe do Centro de Fisioterapia prioriza o atendimento humanizado. “Humanizar o atendimento não é apenas chamar a paciente pelo nome. É ter sempre um sorriso nos lábios e um ombro amigo que compreende seus medos, angústias e incertezas, dando apoio e atenção permanente. É também buscar o aperfeiçoamento constante dos seus conhecimentos”, pontua Gisele, que considera a implantação do Centro de Fisioterapia uma grande conquista para Orleans, em que todos são beneficiados. “Não é todo município que oferece esse tipo de tratamento. Além disso, o nosso conta com uma excelente estrutura. Isso é uma vitória para os profissionais da área, para a população e para o município”, argumenta a coordenadora.

Os pacientes que chegam ao Centro de Fisioterapia são encaminhados pelos seus respectivos Postos de Saúde e entram em uma lista de espera. “Essa lista tem bastante rotatividade, toda semana cerca de 10 pacientes são chamados, sendo que os pós-operatórios e que apresentam lesões graves são atendidos imediatamente”, explica Gisele. A equipe também faz atendimentos domiciliares. Semanalmente, cada fisioterapeuta reserva um período – uma manhã ou uma tarde – para atender esses pacientes.

Somente no mês de maio foram realizados 710 atendimentos. “Para nós esse número é uma grande conquista. É uma satisfação realizar um trabalho tão importante, que interfere diretamente na qualidade de vida dos pacientes. Cada atendimento é um estímulo a mais para continuarmos o nosso trabalho”, conclui Gisele. O Centro de Fisioterapia atende de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min.

Stéphanie Piava Pizzolatti/Comunicação Prefeitura de Orleans