Geral

Novo golpe ganha a internet e Procon de Imbituba emite alerta; veja como funciona

O Procon de Imbituba, no Sul catarinense, emitiu alerta à população de um novo golpe que passou a ser feito através de mensagens em que golpistas se passam por agências bancárias; saiba como funciona.

Divulgação

Um alerta de novo golpe aplicado na internet foi emitido pela diretoria do Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de Imbituba. Através de mensagens no celular golpistas se passam por representantes de bancos e informam ao cliente um suposto pagamento realizado através do PIX.

A mensagem sempre vem acompanhada de um link e sugere o acesso ao endereço fornecido. Por desconhecerem o golpe, muitas pessoas tem clicado no link que vem com a mensagem.

Após clicar, os supostos representantes do banco pedem acesso as informações pessoais das vítimas. Os dados fornecidos são utilizado para aplicar golpes em nome das vítimas.

Além disso, os golpistas clonam os números de telefone e de Whatsapp das vítimas. Posteriormente passam a pedir dinheiro em nome das vítimas para todos os contatos.

A prevenção é ‘sempre desconfiar’
A melhor forma de prevenção é sempre desconfiar e nunca clicar em links antes de ter certeza.

“Caso você se depare com mensagens de amigos, solicitando dinheiro emprestado, tenha cuidado! Veja se, realmente, os solicitantes são pessoas conhecidas”, informa a diretora do Procon de Imbituba, Cristiane Pegorara.

Divulgação

O mesmo golpe vem acontecendo através do Facebook, quando a página é clonada. Os golpistas também se utilizam do messenger para solicitar dinheiro aos amigos das vítimas.

“Você deve solicitar mais informações a respeito e sempre desconfiar, afinal, muitas pessoas têm caído em golpes como este e, infelizmente, após a ação criminosa, fica muito difícil recuperar o dinheiro perdido”, alerta a diretora.

Com informações do site ND Mais

Notícias Relacionadas

Procon autua posto de combustíveis por preço abusivo em Criciúma

Operação irá fiscalizar 40 estabelecimentos do município, três já foram autuados.

Tribunal de Justiça mantém multa superior a R$ 1 milhão aplicada por Procon em financeira de Criciúma

A empresa foi penalizada, na seara administrativa, por práticas contrárias às normas consumeristas

Cidasc alerta que comércio ambulante de mudas em Santa Catarina é proibido e deve ser denunciado

Essa proibição tem como objetivos, evitar a introdução de novas pragas no estado, bem como garantir a idoneidade das mesmas, contribuindo para o aumento da produtividade e da competitividade do setor agrícola catarinense.

Comunidades de Treviso e Siderópolis serão beneficiadas com ampliação de internet fibra óptica

Em Treviso, moradores das localidades de São Victor, Vila Bonasa e Rio Manim serão contemplados. Já em Siderópolis, o investimento será em Rio Jordão Alto e Rio Jordão Baixo.