Educação

Novo grupo escoteiro em São Ludgero

São Ludgero faz parte da União nacional. Novos escoteiros fizeram a promessa e receberam o laço em cerimônia

Cerca de 40 adolescentes e 11 adultos fazem parte da história de mais um grupo escoteiro em Santa Catarina, fundado neste sábado, em São Ludgero. O escotismo é um movimento mundial, educacional, sem fins lucrativos, partidários ou religiosos, com o objetivo de formar bons cidadãos para o futuro por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, o trabalho em equipe e a vida ao ar livre.

Segundo matéria do Diário do Sul, o Grupo Escoteiro Evolução começou as atividades há dois meses, mas somente a partir de agora faz parte oficialmente da União dos Escoteiros do Brasil. O sonho de montar um grupo, que se tornou realidade neste sábado, surgiu em fevereiro deste ano. “Fomos nos grupos escoteiros da região, como o 9º Grupo Escoteiro Tubarão, passamos por treinamentos em Florianópolis e estudamos muito as apostilas. Tudo para começar os trabalhos dentro das leis e premissas escoteiras. Desde o início do ano estamos pleiteando a realização deste sonho”, conta a presidente do grupo, Ceniraci Rodrigues.

Durante a cerimônia de fundação, as crianças e adultos receberam o lenço e realizaram a promessa escoteira, onde há o compromisso de conduzirem-se de acordo com a orientação moral do escotismo. O evento foi conduzido pelo presidente da União dos Escoteiros do Brasil em Santa Catarina, Sido Gessner.

Segundo Ceniraci, as crianças estão empolgadas e têm frequentado regularmente os encontros, ocorridos todas as quartas-feiras à tarde. “Já realizamos passeios ecológicos e temos um acampamento agendado para agosto. Entretanto, a alegria foi maior quando fizemos a promessa e recebemos os lenços”, ressalta.

O grupo escoteiro tem apoio do Colégio Evolução e cede espaço para a realização das atividades. “Desde o início a ideia era criar o grupo com o apoio da unidade escolar. O Colégio Evolução tem orgulho de fazer parte desta história do escotismo catarinense”, acrescenta a presidente.