Geral

Novo laboratório de Microbiologia oferece serviços no CTSatc

Unidade se soma às outras sete que atuam na prestação de serviços ao setor industrial

Divulgação

Um novo laboratório está instalado e funcionando no Centro Tecnológico Satc (CTSatc). O laboratório de Microbiologia fará as análises em águas e efluentes. O credenciamento foi obtido junto ao Instituto de Meio Ambiente (IMA) do estado de Santa Catarina, que liberou o início das atividades.

Com a implantação dos serviços, os Laboratórios da Satc (LabSatc) ganham agilidade na realização dos trabalhos. “Esse serviço é uma ampliação do trabalho desenvolvido no Laqua, que antes atendia às áreas físico-químicas. Quando era necessário analisar a água e efluentes tínhamos que recorrer a laboratórios parceiros. Agora, teremos mais agilidade no processo”, reforça a gerente técnica do LabSatc, Priscila dos Reis Martins.

O laboratório de Microbiologia está apto a fazer análises de coliformes, contagem de bactérias, podendo identificar microrganismos presentes em vários tipos de amostras. Pode atender a vários segmentos industriais, como nas áreas de saúde, alimentação, farmacêutica e de cosméticos, por exemplo.

“Com este novo serviço conseguimos atender melhor ao setor empresarial e às pessoas que dependem de dados corretos e precisos. Muitos dos ensaios envolvem efluentes e águas em geral, por isso a importância de apontar esses resultados com segurança”, afirma o coordenador geral do CTSatc, Luciano Bilessimo.

Atualmente, o CTSatc já conta com sete laboratórios que prestam serviços externos. Além do Laboratório de Análises Químicas e Ambientais (Laqua), estão em funcionando o Laboratório de Análises e Ensaios do Carvão (Laec), o Laboratório de Metrologia (Lametro), Laboratório de Emissões Atmosféricas e Qualidade do Ar (Leat), Laboratório de Caracterização Microestrutural (Lacami), Laboratório de Análise de Óleos (Laboleo) e o Laboratório de Geotecnia (Labgeo). Outras informações sobre os serviços realizados podem ser obtidas pelo telefone (48) 3431-7613.

Notícias Relacionadas

Em agenda na capital, prefeito garante mais de R$ 600 mil de recursos para Cocal do Sul

Nesta terça-feira, dia 13, Fernando de Fáveri esteve na capital em busca de pleitos ao município

Legislativo: Vereador Nél propõe que ele e Gaguinho doem três meses de salário ao hospital

Enquanto o presidente falava, o vereador Ronaldo prontamente respondeu: "Fechado". Alegando "questão de ordem", ele tentou fazer uso da palavra, mas sem sucesso

Vereadores de Lauro Müller denunciam perseguição, assédio e pagamento de gratificação indevida

Em sessão acalorada, vereadores de oposição explanaram sobre fatos envolvendo o Poder Executivo e cobraram justificativa

Menino de 12 anos golpeia pai com facão para defender mãe de agressão no Oeste de SC

Segundo a polícia, o pai do adolescente chegou bêbado em casa e tentou agredir a esposa