Geral

Novo mapa de risco da Covid-19 traz piora na avaliação em regiões de SC

Cinco regiões do Estado passaram do nível moderado para o nível alto na análise sobre a pandemia.

Divulgação

O novo mapa de risco da Covid-19 em Santa Catarina, divulgado neste sábado (13) pelo governo estadual, mostra um aumento no número de regiões em nível alto em relação à pandemia.

Na avaliação da última semana, havia cinco regiões em nível alto e outras 12 em nível moderado. Já no mapa atual, são sete regiões no alto e outras dez no nível moderado.

As regiões que passaram de moderado para alto, ou seja, pioraram na análise são Oeste, Médio Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Extremo Sul Catarinense e Vale do Itapocu.

Já as áreas que passaram de nível alto para moderado, isto é, tiveram uma melhora na avaliação são Extremo-Oeste, Foz do Rio Itajaí e Serra Catarinense.

Como é feita a avaliação da Covid-19 em SC
O mapa de risco da Covid-19 em Santa Catarina avalia quatro dimensões a respeito da doença. Com base na análise de cada região, as medidas de enfrentamento à pandemia podem ser modificadas para se tornarem mais ou menos restritas.

Atualmente, o aspecto em que o Estado tem desempenho mais positivo, com maior número de regiões em nível moderado (azul), é a capacidade de atenção, relacionada à taxa de ocupação de leitos de UTI por pacientes com a doença. São dez áreas em nível moderado, mas duas estão no grave.

O fator da transmissibilidade também tem dez regiões em nível moderado e diz respeito à taxa de transmissão do coronavírus. Não há nenhuma área no Estado em nível grave ou gravíssimo.

Outra dimensão analisada é a da gravidade, na qual são analisadas a ocorrência de óbitos por Covid-19 e a tendência de internações por Síndrome Respiratória Aguda-Grave. Com exceção de duas áreas em nível moderado, todas as outras estão com risco alto.

Por fim, o critério mais preocupante na análise atualmente é o monitoramento, relacionado ao percentual de vacinados e à variação de casos semanal. São seis regiões em nível grave, sete em nível alto e quatro em moderado.

Com informações do site ND Mais

Notícias Relacionadas

Amurel recomenda que municípios adotem nova quarentena por causa da Covid-19

Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel) contempla 18 prefeituras. A situação da região é considerada gravíssima pelo governo de Santa Catarina em relação à doença.

Em três meses, PGE atuou em cerca de 270 ações judiciais e emitiu 36 pareceres jurídicos sobre Covid-19

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) atuou de forma judicial e administrativa para dar suporte às decisões do Poder Executivo e garantir o cumprimento das determinações para conter o avanço do novo coronavírus no Estado.

Santa Catarina registra dois novos casos de coronavírus e divulga plano de contingência para enfrentar a doença

Clínicas e laboratórios particulares de Braço do Norte terão que informar a Prefeitura sobre exames para Covid-19 realizados

O Decreto 026/2020, assinado pelo prefeito, Beto Kuerten Marcelino, na noite deste domingo (12), visa garantir a transparência sobre os dados da doença no Município.