Geral

Novo recurso tecnológico qualifica consultas odontológicas em Criciúma

Odontograma visa facilitar os atendimentos e melhorar a avaliação da saúde bucal de pacientes da Secretaria Municipal de Saúde.

Foto: Divulgação

Facilitar os atendimentos, agilizar as consultas odontológicas e melhorar a avaliação da saúde bucal de pacientes da Secretaria Municipal de Saúde. Esses são alguns dos objetivos do recurso Odontograma, implantado pelo Governo de Criciúma, através da Diretoria de Tecnologia da Informação (TI), em consultórios odontológicos da Administração Municipal.

Disponibilizado neste mês e desenvolvido pela empresa Celk Sistemas, o Odontograma fornece aos profissionais a possibilidade de acompanhar, de forma detalhada e integrada, a ficha clínica de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “O sistema consiste em um diagrama gráfico da boca do paciente onde aparecem todos os seus dentes. Depois, uma forma de identificação é usada para que possa ser interpretada e entendida por qualquer cirurgião-dentista”, explica o coordenador de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Deivid Freitas.

De acordo com o diretor de TI da Prefeitura de Criciúma, Tiago Pavan, a implantação do recurso faz parte de um trabalho de informatização de setores da Administração Municipal. “Começamos a informatizar a área da saúde no segundo semestre de 2017. O Odontograma é uma novidade implantada neste mês, que vai qualificar os atendimentos odontológicos”, conta. “Além de disponibilizar softwares que auxiliam na gestão de processos, fornecemos a infraestrutura necessária em cada setor, como computadores, impressoras, acesso à internet, suporte técnico, entre outros itens”, acrescenta.

A Secretaria Municipal de Saúde possui 58 cirurgiões-dentistas e 42 auxiliares de saúde bucal. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que contam com equipes de saúde bucal, a Prefeitura de Criciúma efetua procedimentos odontológicos como: exame clínico odontológico, raspagem, profilaxia (limpeza), aplicação tópica de flúor, selantes, restaurações, cirurgias, encaminhamento para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), consulta odontológica para gestantes, controle da dor e retirada de ponto de cirurgias odontológicas.

Notícias Relacionadas

Pai e filho, de Gravatal, morrem em acidente no interior de São Paulo

Rony Assunção (39) e Rodrigo Oliveira (19 anos) eram de Gravatal e moravam há poucos meses em Joinville. Eles estavam em uma carreta que tombou em uma ribanceira após um caminhão colidir na traseira do veículos deles.

Brasil é vítima de desinformação sobre meio ambiente, diz Bolsonaro

Afirmação foi feita durante discurso na 75ª Assembleia da ONU.

Câmara aprova alterações no Código de Trânsito; texto vai à sanção

O texto de origem do Poder Executivo segue para sanção do presidente da República.

Detran/SC denuncia indícios de irregularidades em contrato de locação da antiga sede

O prejuízo aos cofres públicos somente nos últimos cinco anos é estimado em R$ 3 milhões.