Trânsito

Novo superintendente do Deinfra tem como principal foco a rodovia da Serra do Rio do Rastro

Gustavo Talfembach assumiu há 20 dias e destaca os planos no novo cargo

Foto: Samuel Madeira

O Departamento Estadual De Infraestrutura (Deinfra) tem um novo responsável pela Superintendência Regional Sul. Gustavo Talfembach vem da iniciativa privada e assume um novo desafio na função pública. O superintendente fala da nova oportunidade. “Surgiu a oportunidade de ingressar no Deinfra no início do ano. Vi que eu como engenheiro civil seria uma oportunidade excelente para assumir essa pasta. A vida púbica já me chamava atenção por poder trabalhar para a população, então acabei assumindo com boas perspectivas”, disse.

Gustavo também destacou que a transição do comando da Superintendência Regional Sul está sendo satisfatória. “Já andei aproximadamente 70% de toda a nossa malha rodoviária, conhecendo as necessidades e anseios. No primeiro momento priorizamos pontos mais importantes que preocupam o governo e o secretário Carlos Hassler. O Deinfra ainda pode ser muito útil para todo o sul catarinense”, explica.

O superintendente Gustavo falou de pontos críticos e que precisam de atenção na região de Lauro Müller e Orleans. Confira os trajetos destacados:

SC-390 que liga o Centro de Lauro Müller até o distrito de Guatá

Esse trecho está com muitos buracos e prejudica o deslocamento dos moradores de Lauro Müller, além de afetar negativamente o turismo na Serra do Rio do Rastro. O superintendente falou que conhece as dificuldades dessa rota. “Tenho conhecimento desse trecho, das rotas de acesso à Serra do Rio do Rastro e é uma grande preocupação”, fala.

Gustavo ainda comparou esse trecho com a SC-390 que liga Orleans e Lauro Müller antes da revitalização. “Entre Orleans e Lauro Müller já houve esses reparos num percurso de 14 quilômetros. Entre Lauro Müller e Guatá é um trecho que já vem mostrando muitas manifestações e que tem o mesmo aspecto do trecho entre Lauro Müller e Orleans antes da revitalização”.

Sem nenhuma solicitação tramitando na Secretaria de Infraestrutura para a reparação do trecho da SC-390 que liga Lauro Müller até Guatá, o superintendente promete conversar com o Secretário Carlos Hassler para dar uma solução ao problema. “Não tem nenhum processo hoje na Secretaria, uma vez que a obra entre Lauro Müller e Orleans foi da Secretaria de Infraestrutura, tanto a revitalização quanto a execução. Em relação ao trecho Lauro Müller e Guatá não tem nenhum projeto na Secretaria que possa dar tramitação. Como a Serra do Rio do Rastro é uma grande preocupação do secretário, estarei em reunião com ele no final do mês e tenho certeza que ele levantará pontos sobre o trecho, então consequentemente isso estará na pauta”, comenta Talfembach.

Divulgação/4oito/Erik Behenck

Rodovias SC-390 e SC-108 devem receber a manutenção de roçados

Gustavo ressalta que enquanto não há verba para a manutenção asfáltica, o Deinfra fará a limpeza de vegetações nas rodovias SC-390 e SC-108. “Pude perceber nesses contratos que a questão de roçada ainda tem algum saldo de serviço. Estarei fazendo as análises de demanda da região, mas os pontos que tangem o pé da Serra, onde fica o quilômetro 410 até o ponto do Guatá, percebemos que a vegetação está adentrando na rodovia, então vamos estar dando uma prioridade maior a esse trecho. Nos próximos dias estaremos fazendo o serviço de manutenção nessa rodovia”, explica o superintendente.

 

Construção da contenção de encostas da Serra do Rio do Rastro

No dia 12 de outubro de 2018 a Secretaria Nacional de Defesa Civil liberou recursos para obras de melhorias e de contenção de encostas na SC-390, no trecho da Serra do Rio do Rastro. O valor liberado é de aproximadamente R$ 20 milhões. As obras de contenção se fizeram necessárias após deslizamentos e uma enxurrada que alagou as vias em janeiro. Com os deslizamentos a Serra ficou interditada por alguns períodos pela Defesa Civil.

“No pavimento em que se dá a trafegabilidade já houve manutenções durante a minha gestão. Já foi feita uma boa parte da desobstrução das sarjetas, feita boa parte da limpeza dos bueiros, finalizamos as barreiras de concreto” explica Talfembach.

O superintendente ainda destaca a importância da manutenção da Serra do Rio do Rastro para a região. “Estaremos fazendo um plano de manutenção da Serra, uma vez que não se trata de uma rodovia comum, é uma rodovia que merece uma recuperação pelos pontos turísticos e ligação com o planalto. Tem que inspirar toda a atenção já que é um dos principais cartões postais, para fazer que tenha condição de uso e que não aconteça cenas de enxurradas como aconteceu no começo do ano. Vamos dar a devida manutenção para cuidar das nossas rodovias, e a Serra do Rio do Rastro é o principal foco”, esclarece.

Notícias Relacionadas

Obras de recuperação da SC-390 começam nesta terça-feira

Assinatura da ordem de serviço, com a presença do Governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira e o Secretário de Infraestrutura do Estado Paulo França, está prevista para acontecer na quarta (26), em Orleans.

Postos da Polícia Rodoviária mantém interdição da Serra e alegam não ter recebido comunicação oficial

Lideranças municipais de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra foram informados na manhã desta sexta-feira (01), da liberação do tráfego de caminhões até 15 toneladas na SC-390, trecho da Serra do Rio do Rastro.

Cinco ficam feridos após colisão frontal na SC-108, em Cocal do Sul; VEJA VÍDEO

Entre as vítimas, uma criança que estava na cadeirinha em um dos carros. Rodovia está parcialmente interditada em função do resgate pelas equipes de socorro.

Governador admite que atraso da licitação para recuperação da SC-390 está sendo “sinal de incompetência”

Moreira fez declaração ao ser questionado pelo Portal Sul In Foco nesta segunda (30). Em março, o Governo do Estado autorizava o processo de licitação.