Saúde

Novos horários de transporte facilitam o tratamento de pacientes em Laguna

Foto: Secom de Laguna

Foto: Secom de Laguna

Há 23 anos, as madrugadas são curtas. Todas as semanas, às 4h da manhã, dona Terezinha da Rocha precisa fazer tratamento de saúde em Florianópolis. No roteiro, três hospitais para tratar a tireóide, epilepsia e problemas no estômago.

A história dessa lagunense de 61 anos, é a realidade vivida por muitos usuários do sistema de saúde pública. Pensando nisso, com o objetivo de humanizar o atendimento e transporte destes pacientes que realizam tratamento contínuo ou necessitam de consultas em áreas específicas não oferecidas na cidade, a secretaria de Saúde está disponibilizando dois horários por dia para conduzí-los à capital. Cerca de 40 pessoas usam o transporte diariamente.

“Estes usuários já vivem seus problemas de saúde e precisam de atenção. Oferecer um atendimento digno é fundamental”, disse a diretora de saúde, Adalbani Jerônimo.

Antes, Terezinha só voltava para casa no final da tarde, depois de um longo dia. “Além do cansaço e desconforto, eu gastava muito dinheiro com comida”, desafaba.

Todos os dias, o veículo (ônibus ou van) transporta os pacientes para Florianópolis às 4h30min, com retorno ao meio-dia e às 10h30, voltando às 18h.

“Agora só fico meio período e o cansaço é menor. Além disso não gasto com alimentação,porque posso levar um lanche e volto para almoçar em casa”, conta Rocha.

O transporte

Para agendar uma vaga no transporte, o paciente deve levar o encaminhamento médico até a secretaria de saúde, no departamento TFD (transporte fora domícilio). O agendamento deve ser solicitado com, pelo menos, dois dias de antecedência.

Um carro é disponibilizado para buscar os usuários que moram no interior, como Farol de Santa Marta, por exemplo, e levar ao ponto de embarque do transporte.

Projeto Amor à Vida

Muitos pacientes, segundo a coordenadora de atenção básica Patrícia Borges, seguem para o tratamento em Florianópolis em jejum. “Por falta de condições  financeiras, alguns também retornam em jejum”.

Pensando nisso, será implantado o projeto “Amor à Vida”, que oferecerá o lanche gratuito aos usuários do transporte. “Cada um receberá uma bolsa térmica com o lanche”, explica Borges.

O projeto tem parceria com a nutricionista do Núcelo de Atenção à Saúde da Família – Nasf, responsável pela elaboração do cardápio.

De acordo com o secretário de saúde, Felipe Remor, estão sendo feitas as cotações de orçamento para uma empresa fornecedora dos lanches.

Colaboração: Secom de Laguna