Geral

Núcleo Jovem da ACIO se destaca como espaço de troca e desenvolvimento

Com foco em capacitação, networking e impacto social, o grupo fomenta o empreendedorismo e oferece suporte e apoio aos participantes.

Foto: Arquivo / ACIO

Cada vez mais, os jovens buscam propósito e desenvolvimento em suas jornadas profissionais. Neste cenário, o Núcleo de Jovens Empreendedores da Associação Empresarial de Orleans (ACIO) se consolida como um espaço de crescimento, troca de experiências e fortalecimento de parcerias.

Criado em março de 2019, o grupo reúne jovens empreendedores e intraempreendedores com idades entre 18 e 40 anos que são associados da ACIO. Sob a coordenação do engenheiro civil Guilherme Silveira Barzan, o núcleo tem como pilares o networking, a troca de experiências e o crescimento profissional e pessoal. “Juntos, nos auxiliamos a crescer cada vez mais. É um espaço onde cada conversa, capacitação e projeto tem o potencial de transformar não só o negócio, mas também quem o conduz”, destaca Guilherme.

O grupo é responsável por promover uma série de iniciativas. Talks, capacitações e visitas técnicas fazem parte da agenda permanente, sempre com o objetivo de abordar temas atuais e relevantes para o dia a dia dos jovens empreendedores. Além disso, o Núcleo de Jovens da ACIO é parceiro ativo do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina (Cejesc) e atua na realização de projetos como o Feirão do Imposto, a Semana Estadual do Jovem Empreendedor (SemanaJE) e o Geração Empreendedora, aproximando ainda mais o movimento local das principais iniciativas estaduais.

Feirão do Imposto 2025 – Foto: Arquivo / ACIO

A importância de um núcleo voltado exclusivamente para jovens empreendedores dentro da ACIO vai além da atuação empresarial. Para Guilherme, trata-se também de uma iniciativa que contribui para o desenvolvimento da sociedade. “É fundamental fomentar o empreendedorismo jovem e dar todo o apoio e suporte nesse momento de incerteza e medo na hora de empreender. Este é um espaço propício para a troca de ideias e experiências e para o aprendizado, além de ser importante também para desenvolver lideranças para a comunidade”, destaca.

À frente da coordenação, Guilherme busca fortalecer o engajamento dos nucleados e ampliar a atuação do grupo. “Gostaria de deixar como legado o aumento da participação dos jovens, para que o núcleo cresça e fomente ainda mais o empreendedorismo jovem”, afirma, acrescentando o impacto do Núcleo Jovem em sua trajetória. “Fiz grandes amizades e me auxiliou muito em diversas áreas. Foram muitos os insights e conhecimentos adquiridos nas visitas técnicas e nos talks. Outra habilidade importante que desenvolvi nessa jornada foi a de falar em público”, conclui.

Foto: Arquivo / ACIO

Notícias Relacionadas

Vereadores de Lauro Müller aprovam cinco Projetos de Lei e uma Moção de Pesar

Na ocasião, foi aprovada a Moção de Pesar pelo falecimento do servidor público Júlio César Cardoso, ocorrido no dia 3 de julho.

Estudando Plutão: a sonda New Horizons

Conheça abaixo a New Horizons, pioneira na exploração de Plutão.

Atentado no 14 de julho: O atropelamento no Dia da Bastilha

Um caminhão foi lançado contra um grupo de pessoas, atropelando uma multidão que acompanhava o evento, tirando a vida de 86 pessoas e ferindo outras 458.

Ulisses contesta, mas TCE sustenta irregularidades no Universidade Gratuita

TCE reafirma suspeitas sobre 18 mil bolsas; Polícia Civil do Estado contesta números e vê apenas 300 fraudes