Geral

Número de casamentos cai 27% em 2020 em relação ao ano anterior em SC

Os dados colocam Santa Catarina na 14ª posição no ranking de Estados que mais registraram casamentos durante o período analisado

Divulgação

O número de casamentos em Santa Catarina caiu 27% em 2020, em relação ao ano anterior. Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quinta-feira (18), mostra que em 2019 o Estado registrou cerca de 33 mil casamentos. Já no ano passado, esse número foi de 24.198.

Os dados colocam Santa Catarina na 14ª posição no ranking de Estados que mais registraram casamentos durante o período analisado.

A queda é analisada de várias formas por especialistas, sob o contexto da pandemia e também mudanças nas relações modernas.

De acordo com a psicóloga Catarina Gewerh, as relações que geram “permanência” estão se desagregando com a vida moderna. Isso porque existe uma procura maior em direção a realização pessoal, o que acaba por diminuir o senso de negociação.

– É preciso entender que o outro entrega o que ele tem. E se eu quiser forçar esse outro a ser o que atende o meu desejo, ele se torna uma tentativa ‘frustrada’, já que se perde dele próprio. Consequentemente, fica irritado e eu também. Aí separa – diz.

A queda nos números, conforme explica, acontece a partir do momento em que o outro não está disponível para se tornar alguém diferente, e, nestes casos, como não há negociação, é mais difícil manter uma relação.

A médica psiquiatra Julia Trindade explica também que a diminuição no número de casamentos em Santa Catarina tem relação com a pandemia. Segundo ela, muitas perdas, tendo em vista as mais de 600 mil mortes no país por conta da Covid, tiram a ‘alegria’ que, muitas vezes, o casamento traz.

– Não faz mais sentido a celebração. A pandemia nos tirou muito desse ritual de passagem – explica.

Segundo a especialista, existe uma tendência de que as pessoas se conectem mais entre si nos próximos anos, o que pode vir a aumentar o número de casamentos novamente.

No Brasil, a queda registrada foi de 26,1%. Menor do que em Santa Catarina.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Dez escolas municipais de Criciúma já tiveram seus documentos antigos digitalizados

Objetivo da Secretaria de Educação é criar acervo com decretos, cadastros de estudantes e professores, fotos históricas e demais documentos das unidades de ensino

Colégio Satc inicia transição de alunos para novas séries

Desafios e mudanças para os alunos que passam para o Ensino Fundamental são monitorados pelo corpo pedagógico

“Estamos perto de ver o topo da inflação”, diz presidente do BC

Campos Neto afirma que pode haver melhora no ano que vem

Queda de elevador deixa um homem ferido dentro de padaria em SC

Estado de saúde da vítima é estável; acidente aconteceu no bairro América