Geral

Número de empresas abertas em SC cresceu 39% no primeiro bimestre de 2021

O resultado representa incremento de 39% em relação ao mesmo período do ano passado

Divulgação

Santa Catarina registrou aumento no número de novas empresas no primeiro bimestre de 2021. Segundo dados apresentados pela Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), o Estado contabilizou um saldo de 25.260 novos negócios no período. O resultado representa incremento de 39% em relação ao mesmo período do ano passado (18.057).

“Nossa prioridade, desde o início da pandemia, foi a saúde dos catarinenses. Mas, com equilíbrio e regramento para retomada das atividades, conseguimos avançar e promover o desenvolvimento econômico no estado”, ressalta o governador Carlos Moisés.

O comércio de reparação de veículos automotores e motocicletas liderou o ranking, com 8.659 novas empresas, seguido da indústria de transformação (4.502). Logo após vem a construção (3.551); alojamento e alimentação (3.025); outras atividades de serviços (2.968); atividades profissionais, científicas e técnicas (2.721); transporte, armazenagem e correio (2.675); atividades administrativas e serviços complementares (2.586); educação (1.516); informação e comunicação (981); entre outras.

“Com quase 40% a mais de empresas neste ano, em relação a 2019, Santa Catarina mostra sua veia empreendedora. Temos uma força de trabalho resiliente que supera as adversidades, os desafios e que acredita no Estado. Os números mostram o potencial catarinense para quem quer investir e empreender. O Governo de Santa Catarina busca cumprir seu papel de criar ações que fortaleçam o desenvolvimento, como por exemplo, investir na liberdade econômica, criando um ambiente ágil, próspero e simplificado para abertura de empresas”, pontua o secretário da SDE, Luciano Buligon.

Segundo o presidente da Jucesc, Gilson Bugs, a integração da Junta com os municípios, sendo 292 até agora, além da implementação do SC Bem Mais Simples estão contribuindo com o ambiente econômico do Estado.

“Todas as mudanças que a Jucesc já realizou para reduzir a burocracia e dar agilidade aos processos, conforme determinação do governador Carlos Moisés ainda no início da gestão, contribuíram para este crescimento, mesmo em tempo de coronavírus. Somos um Estado empreendedor e sairemos antes dos outros desta crise. Mais empresas têm como consequência direta o aumento do número de emprego”, comenta Bugs.

Atualmente, o Estado catarinense conta com 986.123 empresas ativas.

Natureza jurídica

O levantamento da Jucesc de janeiro e fevereiro de 2021 abrange empresas de todas as naturezas jurídicas. Entre os destaques está o Microempreendedor Individual (MEI), que representa 80% das constituições (29 mil). Em segundo lugar, estão as Limitadas (LTDA), com 6 mil, que representam 12% do total. Nas demais classificações estão Empresário, Eireli, entre outras.

Quando se trata do porte, Santa Catarina conta com 34.332 Microempresas (ME) ativas, conforme relatório dos dois primeiros meses do ano e 858 Empresas de Pequeno Porte.

Ranking dos 10 municípios com novas empresas constituídas

Considerada a segunda melhor cidade do Brasil para empreender, de acordo com o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2020, Florianópolis, está no topo com mais empresas constituídas no primeiro bimestre do ano, com 3.824 empreendimentos. De acordo com a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), o município concentra o maior número de startups do Brasil – quando analisado em relação à população.

Joinville registrou 3.013 novas empresas em janeiro e fevereiro deste ano. Na sequência estão Blumenau (2.149), Itajaí (1.684), São José (1.604), Palhoça (1.303), Balneário Camboriú (1.087), Chapecó (1.084), Criciúma (959) e Jaraguá do Sul (940).

Jucesc em números

Com uma média de 1,2 mil análises realizadas diariamente, a Jucesc proporciona aos usuários a facilidade de usar o sistema 100% digital, que está disponível 24 horas por dia, durante todos os dias da semana, incluindo feriados e finais de semana.

Notícias Relacionadas

Covid-19: idosos de 64 e 65 anos serão vacinados neste sábado (17) em Cocal do Sul

Paralelo à vacinação contra a Covid-19, o município também segue com a campanha contra a gripe e atenderá em horário estendido

Epagri arrecada mais de R$ 1,3 milhão com leilão de veículos e equipamentos

Segundo o diretor administrativo-financeiro da Epagri, Giovani Canola, o valor será reinvestido na Empresa. Principalmente na aquisição de veículos, que são o principal meio usado pelos extensionistas para se aproximarem do público beneficiário

Abril Laranja: Campanha traz alerta sobre maus-tratos contra os animais

A Fundação do Meio Ambiente de Cocal do Sul orienta população sobre denúncias a esse tipo de crime

Kits de uniforme trazem mais segurança e igualdade para os estudantes de Criciúma

Cada aluno recebe duas camisetas, uma bermuda e uma calça, e as meninas da Educação Infantil até o 5º ano, foram contempladas com um short saia