Segurança

Número de mortes por afogamento cresce em SC, adolescentes são as principais vítimas

As informações foram divulgadas pelo Corpo de Bombeiros

Divulgação

O início da temporada de verão em Santa Catarina registrou um aumento preocupante no número de mortes por afogamento. Conforme dados do Corpo de Bombeiros Militar, entre 16 e 24 de dezembro, sete casos foram notificados no estado, representando um acréscimo de 40% em relação ao mesmo período do ano anterior. Adolescentes figuram como as principais vítimas desse cenário preocupante.

As informações foram divulgadas pela corporação nesta terça-feira (26), como parte da Operação Veraneio, iniciada em 16 de dezembro. Das fatalidades registradas, três ocorreram em áreas privativas, uma em água salgada e três em água doce. No ano anterior, as ocorrências foram duas em água salgada, duas em água doce e uma em área privativa.

Os bombeiros ressaltam que todas as tragédias por afogamento aconteceram em áreas desprovidas da presença de guarda-vidas. A média de idade das vítimas é de 14 anos, envolvendo três homens e uma mulher, considerando apenas os casos em água doce e salgada.

Ademais, quatro casos de afogamentos com desfecho fatal estão sob investigação. A corporação informa ainda que, durante o período, foram salvas 221 pessoas, representando um aumento de 5,7% em relação ao ano anterior, quando 209 pessoas foram resgatadas de situações de afogamento.

Aumento Expressivo de 817% nas Ocorrências com Águas-Vivas

Os bombeiros também compartilharam dados alarmantes sobre as ocorrências envolvendo águas-vivas. Em 2023, já foram registrados 917 casos, representando um aumento expressivo de 817% em relação à temporada anterior, que contabilizou 100 casos no mesmo período.

A corporação destaca a importância de verificar a presença da bandeira lilás nos postos de guarda-vidas antes de entrar no mar, pois ela indica a possível presença de águas-vivas. Em caso de ferimentos, a orientação é aplicar vinagre na região afetada. A população que entrar em contato com o animal pode procurar os postos, onde os profissionais dispõem de vinagre para o primeiro atendimento.

Informações retiradas do NSC Total

Notícias Relacionadas

Governo do Estado aprova incentivo para R$ 752 milhões em investimentos privados

Ao todo, oito projetos foram aprovados nesta quarta-feira, 4, e vão gerar 620 vagas de emprego em diversas regiões do estado

Economia em alta: comércio de SC está mais confiante e disposto a contratar

Índice de confiança cresceu 1,5% puxado pelas expectativas positivas quanto ao futuro do setor e da economia

CNU: prazo para reintegrados enviarem títulos termina nesta quinta

Após decisão judicial, cerca de 32 mil candidatos voltaram a concorrer

Moradora de SC recebe indenização de R$ 100 mil por perseguição durante a ditadura militar

Para escapar da perseguição, ela viveu na clandestinidade, utilizando um nome falso, inclusive para registrar a filha