Clima

Nuvem ‘stratocumulus opacus’, que se forma perto do chão, é registrada em SC

Ela ocorre por várias situações, como passagens de frentes frias ou após as passagens, segundo meteorologista.

Uma nuvem diferente, mais próxima ao chão, foi registrada no céu de Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina, na manhã desta quarta-feira (5). As imagens, feitas pelo cinegrafista Luiz Souza e pela repórter Morgana Fernandes, da NSC TV, mostraram uma ‘stratocumulus opacus’ (entenda abaixo).

Segundo Marcelo Martins, meteorologista da Epagri/Ciram, órgão que monitora o tempo no estado, trata-se de uma nuvem do tipo Stratocumulus, que se forma mais perto do solo.

‘É uma nuvem baixa, ela fica ali em uma altitude bem menor, ela pode se formar de várias formas, por várias situações, passagens de frentes frias, pós-passagens de frente frias”, disse.

A nuvem foi flagrada por volta das 7h. De acordo com Martins, é possível perceber que ela invade progressivamente o céu, deixando uma imagem “plástica e bonita”. O meteorologista usou imagens de satélite, além das fotos, para identificar do fenômeno.

Previsão do tempo

Na quarta-feira, o tempo permanece estável e com presença de sol entre algumas nuvens em todas as regiões de Santa Catarina, ainda por influência da massa de ar seco e frio. No fim do dia, não se descarta a ocorrência de chuva fraca e isolada entre o Oeste e o Litoral Sul.

As temperaturas máximas variam de 22ºC a 25°C na maior parte do estado, se aproximando dos 27°C no Oeste. Somente nos pontos mais altos da Serra, as máximas ficam mais baixas e não passam dos 16 a 19°C.

Com informações do g1 SC

Notícias Relacionadas

Mulher é morta a facadas pelo namorado após discussão por ciúmes em Criciúma

Namorado confessou ter usado uma faca de cozinha para matar a vítima em Criciúma

Tigre entra em campo pressionado neste domingo

Pescadores capturam mais de 780 mil tainhas na modalidade arrasto de praia

Corpo de homem é encontrado boiando em rio em Treze de Maio