Geral

O lançamento do primeiro satélite artificial que orbitou a Terra

Foto – Divulgação

Sputnik-1, também chamado de Iskusstvenni Sputnik Zemli, foi o nome dado ao satélite artificial que entrou para a história por ser o primeiro a orbitar o planeta Terra. Seu lançamento foi considerado um marco para a humanidade, pois foi o primeiro objeto espacial desenvolvido pelo homem que obteve êxito ao ser colocado para orbitar ao redor de um corpo celeste, que nesse caso específico foi o nosso planeta Terra.

Foi um projeto desenvolvido pela extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e seu lançamento aconteceu em 4 de outubro de 1957, na base de lançamento de Tyuratam (atualmente cosmódromo de Baikonur), localizada no Cazaquistão, às 19h28min34seg do horário local. Seu tamanho era comparado ao de uma bola de basquete, pesava em torno de 83,6 kg, era revestido em metal e possuía 4 antenas que serviam para transmitir sinais de rádio. Ficou 22 dias em órbita e, durante esse período, conseguiu com sucesso transmitir sinais para radioamadores em todo o planeta. Sua altitude variava de 215 km (perigeu) a 939 km (apogeu) durante sua órbita elíptica, o que fazia com que a cada 96,2 minutos conseguisse realizar uma volta completa ao redor do planeta.

Três meses depois, no dia 4 de janeiro de 1958, após ter completado 1.440 órbitas ao redor do planeta e percorrido uma distância de 70 milhões de km, ele acabou se desintegrando por completo ao entrar nas camadas mais densas da atmosfera terrestre. Devido ao sucesso do Sputnik, a União Soviética criou outros satélites artificiais dentro do programa Sputnik, como o Sputnik 2, Sputnik 3, Sputnik 4, entre outros. Além disso, o êxito da missão marcou o início da corrida espacial entre a União Soviética e os Estados Unidos durante a Guerra Fria, contribuiu para a criação da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) e garantiu que muitos estudos fossem desenvolvidos na área da ciência e da tecnologia espacial.

Fontes consultadas:

https://pt.wikipedia.org

https://brasilescola.uol.com.br

https://www.history.com

https://www.todamateria.com.br

Notícias Relacionadas

Incêndio destrói residência no bairro São Luis, em Turvo

Fogo atingiu toda a edificação na Rua Líbero Bardini; não houve registro de vítimas.

Criciúma monitora fascite plantar de César Martins, mas zagueiro deve jogar no domingo

Fascite plantar é a conhecida “dor na sola do pé”; defensor, contratado para esta temporada, convive com o problema, mas segue à disposição.

Carnapet traz desfile e concurso de fantasias ao Nações Shopping neste fim de semana

Shopping também recebe a Feira de Adoção de Gatos, para quem busca um novo amigo.

Dengue em SC: estado registra mais de 5,7 mil focos do Aedes aegypti e mantém alerta

Boletim epidemiológico aponta avanço dos focos do mosquito em 218 municípios e aumento expressivo nos casos de chikungunya em 2026.