Saúde

O perigo dos alimentos!: Série de pesquisa será apresentada em livro

Obra será lançada em livraria de Tubarão na próxima terça-feira.

Foto: Divulgação / Notisul

Foto: Divulgação / Notisul

Os males provocados pelos alimentos ainda são um fato bem desconhecido do grande público. Muitos dos produtos consumidos diariamente são cancerígenos, conforme explica o tubaronense Tiago Rocha. Ele é cientista alimentar, naturologista, biólogo e escritor. Vai lançar, na próxima terça-feira, na Livraria Maranata, na rua São Manoel, centro de Tubarão, o seu livro Curas Extraordinárias. “Muita comida faz mal, em outras estão o segredo para a cura de várias doenças”, explica Tiago.

A obra é uma coletânea de pesquisas de inúmeros médicos renomados do país, entre cardiologistas, neurologistas, e de outras especialidades. “Meu foco é demonstrar que muitos dos alimentos de dietas corriqueiras podem resultar em doenças graves, mas, principalmente, os que podem salvar vidas. É comprovado que a alfavaca ou manjericão cura a colite – uma inflamação no intestino grosso (cólon). É uma doença gravíssima e que pode até levar à morte”.

O livro levou dois anos para ser concluído. Tiago tem outras obras publicadas. É um dos poucos profissionais que atuam diretamente com pesquisa alimentar. Ele alerta que o óleo de cozinha, por exemplo, ao atingir uma temperatura de 100ºC, produz uma substância que pode provocar o câncer. Outro veneno do dia a dia da população é o açúcar refinado. “Até 1917, não havia casos de diabetes. Foi justamente no ano que começaram a refinar o produto, que era utilizado até como moeda nos Estados Unidos, de tão importante. O primeiro caso de infarto comprovado ocorreu somente em 1925. Esses dados indicam que as principais doenças da atualidade são decorrentes do avanço da indústria alimentícia”, alerta ao site Notisul.