Saúde

O trio perfeito na hora de manter a saúde bucal

Escovação, fio dental e enxaguante bucal são indispensáveis para quem deseja manter um sorriso bom e saudável.

Foto: Comunicação Satc

A saúde começa, literalmente, pela boca. Os cuidados com os dentes são feitos a partir de um trio: escovação, uso do fio dental e aplicação de enxaguante bucal. “São aplicações simples, que todos conhecem, mas, infelizmente, nem sempre fazem uso”, explica a dentista Cristina Borba Alamini.

Escovar os dentes três vezes ao dia após as principais refeições evita a formação de cáries, de tártaro e previne problemas nas gengivas. “O mais comum são inflamações. A falta de cuidados pode levar a outros problemas”, comenta a especialista. Os cuidados seguem com a passagem do fio dental, que permite a higienização em locais onde a escova não alcança, além do uso do enxaguante bucal, que também atua de forma preventiva.

Embora a maioria das pessoas saiba que é fundamental realizar a escovação dos dentes, nem todos fazem. “Nos últimos anos percebemos que há uma evolução. Crianças e adolescentes, com o apoio dos pais, já sabem que é importante manter a saúde bucal. Mas essa tarefa de convencimento é constante”, pondera Cristina.

O ideal é sempre procurar um profissional da área a cada seis meses. “A ida ao dentista permite que os problemas sejam identificados no início, evitando situações mais graves”, afirma a especialista. Os índices de cárie no Brasil estão diminuindo. Conforme dados da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal 2010, em 2003 o número médio de dentes atacados por cáries nas crianças era de 2,8%. Já em 2010 caiu para 2,1% representando uma redução de 25%.

Atendimento especializado

A importância da saúde bucal é discussão constante na Satc. Cristina atua há 12 anos orientando e fazendo a prevenção dentária em alunos e colaboradores da instituição. A média de atendimentos chega a 450 por ano. “Tenho pacientes que começaram comigo quando eram crianças e hoje já estão na faculdade. Foi um processo contínuo de acompanhamento”, comenta. O agendamento pode ser feito no Setor de Assistência Social.

Colaboração: Comunicação Satc

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Instituições de ensino da região informam sobre situação das aulas

Ministro de Minas e Energia defende futuro sustentável para setor energético em palestra na Satc

Durante visita à Satc, ministro Bento Albuquerque conheceu projeto inédito na América Latina

Estudantes do técnico em Design Gráfico criam livros infantis

Obras foram doadas à biblioteca da Satc e apresentadas para as crianças do ensino fundamental