Papo Psi

O vazio ostentado nas redes sociais

Foto: Divulgação

Nunca foi tão pregada à importância de uma vida saudável, como nos dias atuais. Talvez, as redes sociais sejam o ápice desta pregação, onde as pessoas mostram diariamente seus cuidados com a saúde. Vemos fotos de pratos coloridos e de pessoas em academias. Ainda, pessoas demonstram estar felizes comprando, viajando, jantando. Retratos daquilo que é possível captar na câmera. A vida saudável do corpo. Mas corpo e mente andam juntos. Vemos fotos de pessoas saudáveis e academias cheias. O que não quer dizer que a vida esteja preenchida e a saúde mental em dia.

O que ocorre é que ainda não é possível tirar fotos do interno do corpo e da mente para postar em redes sociais. Ainda não é possível ostentar saúde mental e talvez ostentá-la não dê muitos likes. Sim, pois os indivíduos da sociedade digital investem naquilo que pode ser mostrado e ostentado.

Em uma sociedade doente, onde muitos fingem ter uma vida saudável nas redes sociais, mas terminam de postar uma foto e choram por não estarem contentes com suas vidas. Onde as pessoas aprenderam a serem descontentes, pois precisam ter mais em suas vidas para poder mostrar. Precisam buscar sempre mais do que possuem. Não no sentido de buscar evolução, mas de adquirir mais coisas. E acabam se frustrando e adoecendo. Pois sim, Depressão e Ansiedade continuam sendo o mal do século. “Mas tenho que mostrar que estou feliz. Pagar caro em roupas, jantares celulares, carros e o preço pago por saúde mental é muito alto para algo que nem vai me dar tantos likes assim”.

É importante entender que o investimento em saúde física e mental sempre será importante. Que investir em momentos de lazer e bem estar sempre será proveitoso. Mas, a partir do momento que é feito para receber aprovações e curtidas, estas atividades não resultam em saúde legítima mas acabam expondo problemas psicológicos.

Notícias Relacionadas

Inspirações para o ano novo

A baixa qualidade da educação brasileira

A professora e colunista Ana Maria Dalsasso questiona os pais sobre a qualidade da educação nas escolas públicas do país. E você, está satisfeito?

O poder da mídia

A professora e colunista Ana Maria Dalsasso avalia a relação da mídia atual com a divulgação de informações sobre o novo tipo de gripe, o H3N2, à população.

Bauer, Amin e Kleinübing