Geral

O ‘veranico’ voltou? Confira como fica o tempo nos próximos dias em SC

A quarta-feira (3) promete tempo estável e altas temperaturas em boa parte de Santa Catarina, mas o dia seguinte será de reviravolta no clima

Foto: Flavio Tin/ Divulgação

Será o retorno do “veranico”? Com sol e poucas nuvens, o tempo se mantém estável em Santa Catarina nesta quarta-feira (3). A amplitude térmica, que é a diferença entre as temperaturas mínimas e máximas, será alta novamente.

No entanto, não por muito tempo. A aproximação de uma frente fria deve mudar o clima no Estado ainda nesta semana e trazer o frio novamente.

De acordo com monitoramento da Epagri Ciram, o amanhecer em Bom Jardim da Serra, na Serra Catarinense, teve mínima de 3°C. No entanto, segundo a Defesa Civil, ao longo deve chegar a 22° C na região. A temperatura mais alta no Estado deve ser registrada no Extremo-Oeste, onde os termômetros marcarão 29°C no período da tarde.

No Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte e Litoral Sul as temperaturas oscilam entre 25°C a 28°C.

Calor e mudança no tempo
A temperatura na quinta-feira (4) deve ser alta, acima dos 30°C. Enquanto no amanhecer as mínimas variam de 10° a 15°C nos municípios próximos da região central do Estado, a tarde as máximas podem chegar a 32°C no Litoral Sul e Norte e 31°C no Vale do Itajaí.

Durante o dia, as condições do tempo devem mudar com a aproximação e atuação de uma frente fria que chega ao Estado. Conforme a Defesa Civil, a partir da tarde deve ter pancadas de chuva, com possibilidade raios, eventual queda de granizo e rajadas de ventos.

A mudança deve atingir todas as regiões catarinenses. “O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas aos temporais isolados”, afirma a Defesa Civil.

O Estado deve registrar, no decorrer do dia, rajadas de ventos entre 45 a 70 km/h em áreas do Grande Oeste ao Litoral Sul e no Planalto Norte. Apesar disso, o risco é considerado baixo a moderado para ocorrências associadas aos ventos.

A chuva deve se manter entre a madrugada e amanhecer de sexta-feira (05). No decorrer do dia as condições do tempo melhoram, tendo variação de nuvens a algumas aberturas de sol. As mínimas devem ficar perto dos 6°C na Serra e as máximas variam entre 21°C a 25°C na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Planalto Norte.

Com informações do ND+

Notícias Relacionadas

Processo de licitação do novo Centro de Saúde deve ser lançado nos próximos dias em Tubarão

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde ressalta que com a iniciativa, a prefeitura pretende aproximar os serviços da saúde da população.

Domingo de sol e temperaturas de até 38°C

Previsão indica que, o pico dessa onda de calor deverá ocorrer os dias 2 e 3 de janeiro, com a máxima na casa dos 40ºC.

Segunda-feira deve ser de tempo firme e com predomínio de sol em SC

Meteorologia prevê poucas nuvens no estado e temperaturas elevadas em algumas regiões, podendo chegar aos 30ºC.

Semana inicia com tempo nublado, mas calor retorna na quinta

Ainda conforme a Climaterra, a tendência é que o final de semana do Dia das Mães seja frio, com a chegada de uma frente fria no sábado (12).