
Imagem: Howard Davie
No dia 10 de fevereiro de 1355, aconteceu em Oxford, na Inglaterra, um motim iniciado por alunos de uma universidade da cidade, o qual ficou na história conhecido como a Revolta do Dia de Santa Escolástica. Confira abaixo:
Tudo começou quando dois alunos da Universidade de Oxford reclamaram que o vinho que lhes estava sendo servido na taberna Swindlestock, localizada no centro de Oxford, não era de boa qualidade. Rapidamente, a discussão se transformou em golpes e um tumulto generalizado, com clientes e outras pessoas nas mediações começando a se envolver na situação.
O incidente tomou tamanha proporção que envolveu até gangues fortemente armadas oriundas de partes interioranas do país para ajudar moradores locais nessa violência que durou 3 dias. Locais onde geralmente os universitários frequentavam, bem como seus alojamentos, foram invadidos como forma de descontentamento dos moradores. O número de mortos na ocasião foi de 93, sendo 63 estudantes e 30 moradores.
O rei da Inglaterra, Eduardo III, mandou que juízes fossem até a cidade para investigar quais as possíveis causas para o acontecido e assim determinar quem eram os culpados e qual seria a punição. O rei defendeu as autoridades universitárias, ordenando que a cidade fosse multada em 500 marcos, uma indenização à Universidade de Oxford de 1 centavo para cada aluno falecido, bem como a prisão do prefeito e de outros oficiais da justiça. Além disso, o bispo da cidade de Lincoln, John Gynwell, proibiu todas as práticas religiosas na cidade por um período de 1 ano (exceto batismos), como cultos, enterros e casamentos.
A cidade ainda foi obrigada a realizar uma penitência todos os anos, exigindo que o prefeito, oficiais de justiça e outros sessenta habitantes assistissem a uma missa no Dia de Santa Escolástica, em 10 de fevereiro, como respeito à memória dos mortos no incidente. Vale ressaltar que problemas entre acadêmicos e moradores não eram uma situação nova, sendo que muitos dos tribunais do país na época trabalhavam em casos de assassinatos feitos por estudantes universitários.
Fonte consultada:
WIKIPÉDIA. Revolta do Dia de Santa Escolástica. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Revolta_do_Dia_de_Santa_Escolástica Acesso em 10 fev. 2025.