Geral

Obra “Cirurgia”, de Willy Zumblick, é restaurada no Unibave

Os procedimentos levaram trinta dias para serem concluídos

Divulgação

A obra “Cirurgia”, do pintor catarinense, Willy Zumblick, passou por processo de conservação e restauro, realizado pela equipe técnica do Centro Universitário Barriga Verde – Unibave. A obra é uma pintura óleo sobre tela, datada de 1982, com dimensões 79,5cm por 99,5cm, de patrimônio da SC Par Porto de Imbituba.

O trabalho consistiu na estabilização da pintura, tratamento de borda, troca do chassi e da moldura por uma mais adequada. Todo o processo de restauração foi realizado de acordo com as orientações do parecer técnico do Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (ATECOR).

Os procedimentos levaram trinta dias para serem concluídos e foram realizados no Laboratório de Conservação e Restauro (LACOR) do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, anexo ao Unibave.

“A obra necessitava de uma intervenção pelo avançar do estado de degradação em seu suporte, principalmente no chassi”, comentou o conservador e restaurador, Idemar Ghizzo, que ainda teve o auxílio da também conservadora Valdirene Böger Dorigon.

Notícias Relacionadas

Pesquisa aponta aumento de casos de covid em 1.217 cidades esta semana

O número corresponde a 33,9% das 3.591 prefeituras ouvidas

Governo de SC vai prorrogar estado de calamidade pública até 30 de setembro

Com a medida, o Estado fica desobrigado de cumprir algumas metas fiscais, o que facilita o combate ao vírus

Santa Catarina avança na certificação de propriedades livres de brucelose e tuberculose

A intenção da Secretaria da Agricultura é ampliar o número de certificações, para que esse seja mais um diferencial competitivo do agronegócio catarinense

Governo do Estado abre licitação para elaboração de estudo para criação de rodovia alternativa à BR-101 Norte

A empresa que for selecionada na licitação terá seis meses para executar um estudo identificando onde poderá passar essa nova rodovia