Geral

Obra da ponte de Cabeçudas está em ritmo acelerado

A construção dos pilares da ponte Anita Garibaldi,=começa a dar forma à obra

A construção dos pilares da ponte Anita Garibaldi, em Laguna, começa a dar forma à obra. O ritmo de trabalho acelerado foi elogiado pela ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, que sobrevoou a obra antes de entregar a ordem de serviço do túnel do Morro do Formigão.

“A obra está indo muito bem. Vamos fazer algumas fotos para mostrar à presidenta Dilma (Rousseff) como estão os trabalhos, já que ela veio a Laguna para entregar a ordem de serviço em maio”, afirmou a ministra ao Jornal Diário do Sul.

Ideli fez até uma brincadeira sobre o andamento das obras da ponte e do túnel. “Poderíamos até fazer uma concorrência entre as obras, ver quem termina primeiro. A da ponte tem previsão para 2015 e a do túnel, fim de 2014. Quem sabe eles se esforçam ainda mais para ver quem termina antes? Dinheiro não vai faltar”, afirma a ministra. Na sexta-feira, além da ordem de serviço do túnel, Ideli entregou outra autorização para início de obra, desta vez da pavimentação da BR-285, em Timbé do Sul. Com a rodovia concluída, a safra do norte do Rio Grande do Sul poderá ser escoada para o Porto de Imbituba, já que a BR-285 terá ligação com a BR-101, em Araranguá.

Pistas complementares

Durante a entrega da ordem de serviço do túnel, o superintendente do Dnit, João José dos Santos, anunciou que a licitação da travessia urbana de Laguna, obra complementar à ponte Anita Garibaldi, deve ser liberada em breve. O edital foi suspenso em dezembro, a pedido do Tribunal de Contas da União (TCU), para algumas adequações. “Há pontos que serão modificados e outros que serão mantidos. A previsão é de liberar o edital em janeiro ou, no mais tardar, em 15 dias”, afirma João José. O Dnit também aguarda a conclusão do projeto de adequação da ponte Ferraz Cavalcanti, para que seja feita a licitação. A intenção é entregar esta obra junto com o túnel.