Trânsito

Obras complementares do Morro do Formigão estão em andamento

Porém, as liberações para testes, a fase de logística e as intempéries do clima atrapalham a definição de um cronograma.

Foto: Muriel Albonico / Dnit

Foto: Muriel Albonico / Dnit

Com previsão de ser entregue no próximo mês, as obras do túnel para a transposição do Morro do Formigão, na BR-101, em Tubarão, ainda dependem da construção de um viaduto de passagem inferior para o acesso ao bairro Sertão dos Corrêa e da pista de acesso ao túnel. Conforme os representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – Dnit, estas obras estão em andamento.

Os acessos (entrada e saída) para testes de carga e equipamentos já foram construídos, mas para realizar os testes ainda depende de algumas liberações, como a do Corpo de Bombeiros, por exemplo, e de outros órgãos. Os testes de carga e equipamentos são uma ação preliminar para ajuste dos equipamentos de segurança, monitoramento e sinalização, com a liberação parcial do fluxo de veículos em curto período de tempo para que antes da liberação total sejam feitas as adaptações necessárias.

Os gestores do órgão explicam que para a construção de uma obra de arte especial ou implantação de pistas são necessários muitos outros passos de logística, como alocação de canteiro, jazidas de aterro (com liberação ambiental) e todo o trabalho de topografia. Não há como iniciar uma construção sem a demarcação de onde a frente de trabalho poderá seguir. Durante estas semanas, as equipes estão concentradas nos trabalhos de topografia. Segundo o site Notisul, devido a esta fase de logística, não há como definir um cronograma de atividades e as intempéries do clima não ajudam.