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Obras da Interpraias voltam a ganhar ritmo

Após uma temporada de verão com os trabalhos em marcha lenta, agora começam a ser feitos os serviços necessários para a continuidade da pavimentação

A pavimentação da parte lagunense da rodovia Interpraias deveria estar pronta há dois meses. Mas, logo após a ordem de serviço ser expedida para a Setep, executora do projeto, em 2010, descobriu-se que faltavam licenças ambientais para exploração de jazidas, entre outros entraves.

Resultado: a obra começou mesmo somente em maio de 2011 e o ritmo não foi o ideal desde então, principalmente na alta temporada de verão. Agora, tudo retorna aos eixos.

O ritmo é mais acelerado e são feitos serviços necessários para a continuidade da pavimentação, como o recuo das redes elétrica, de água e das cercas de propriedades particulares.

As desapropriações também seguem os trâmites normais no Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra). O pagamento sai em breve. Uma das frentes de trabalho segue alocada nos primeiros dois quilômetros no sentido balsa-Farol de Santa Marta.

Quanto ao acesso ao Farol, um dos principais redutos turísticos de Laguna, ainda não há definição de quando a ordem de serviço será expedida.

Segundo o Jornal Notisul, o trecho de 2,280 quilômetros será pavimentado com lajotas. A obra era para ter iniciado até julho do ano passado, para garantir tranquilidade já nesta temporada de verão, quando a movimentação foi intensa. No entanto, o início foi adiado porque houve atraso no segmento de asfalto. Como o trabalho de lajotar o trecho é muito mais rápido, o estado resolveu adiar o serviço.

A obra

• A ordem de serviço para a pavimentação da SC-100 foi assinada no dia 19 de dezembro de 2010. Mas, como faltavam as licenças ambientais, a obra começou somente em maio de 2011.
• A parte em asfalto, que compreende o trecho de 15,540 quilômetros entre a balsa, em Laguna, e o Camacho, em Jaguaruna, foi licitada por R$ 20.929.047,40 e é executada pela Setep, de Criciúma.
• Até agora, o estado aplicou R$ 2,4 milhões no asfaltamento da SC-100. Faltam outros R$ 18,5 milhões, conforme o projeto.
• O acesso ao Farol de Santa Marta receberá lajotas nos 2,280 quilômetros, com investimento de R$ 2.770.115,66. Este trabalho será feito pela A. Mendes, de Gravatal.