Geral

Obras da Ponte de Laguna são detalhadas

Após a cerimônia, que ocorreu ao lado do busto de Jerônimo Coelho, no Centro Histórico de Laguna, o andamento das obras da Ponte Anita Garibaldi foi apresentado pelo gerente, Luís Gustavo de Oliveira Zanin, no canteiro de obras do consórcio responsável pelos trabalhos.

Segundo o gerente, a obra da ponte está rigorosamente dentro do prazo e 25% já está concluído. O prazo para a finalização da ponte é maio de 2015. Hoje, afirma Luís, o consórcio opera com 1,3 mil funcionários, número próximo ao estimado para o pico das obras, que é de 1,6 mil. Destes, 500 estão alojados no canteiro de obras, que tem capacidade para 600 pessoas.

O consórcio opera com três frentes de serviço simultâneas. O gerente da obra destacou, ainda, que a metodologia empregada para a construção da ponte está sendo empregada pela primeira vez no Brasil e que a ponte será a única no país estaiada suspensa pelo mastro central em curva.

Segundo Jornal Diário do Sul, para a execução das obras, são utilizadas 30 balsas. Nos 2.830 metros da ponte, serão utilizadas 134 estacas escavadas no trecho corrente e outras 32 no trecho estaiado. Na construção, serão empregadas 720 aduelas.

Após a apresentação, o canteiro de obras foi percorrido pelos convidados e as obras puderam ser observadas em um passeio de balsa até o local da ponte.