Geral

Obras na BR-101 requerem atenção dos condutores

Com início dos trabalhos de manutenção, motoristas devem redobrar atenção, especialmente entre Capivari de Baixo e Passo de Torres.

Divulgação

Quem trafega pela BR-101, principalmente no trecho entre a divisa com o Rio Grande do Sul até Capivari de Baixo, já percebe uma movimentação diferente. Homens e máquinas marcam presença na pista, seja para realizar a manutenção ou para dar início à construção das praças de pedágio.

Os trabalhos são realizados desde o último mês, quando a CCR ViaCosteira, empresa vencedora do leilão de concessão, assumiu a operação dos 220 quilômetros da BR-101 Sul. Por conta disso, alguns trechos podem sofrer interdição de faixa, ficando apenas em meia pista, entre as 7h e 18h.

Neste primeiro momento, o foco dos trabalhos estão justamente entre Passo de Torres e Capivari de Baixo, com ênfase na região do Extremo Sul. Na sexta-feira, pelo menos três equipes trabalhavam em trechos entre o contorno de Araranguá e a divisa como estado gaúcho.

A CCR já realiza correções emergenciais em alguns locais da pista e a restauração de pavimento em determinados pontos, que é quando acontece a troca do asfalto já existente por um novo, a fim de restabelecer as condições de trafegabilidade e segurança de todo o trecho

Além da correção e restauração de pista, dentre os trabalhos obrigatórios em contrato estão inclusos também, a manutenção, que acontece através dos serviços de limpeza da rodovia e canteiros, e revitalização e substituição de toda a sinalização vertical e horizontal.

Segundo a empresa, os trabalhos de recuperação e manutenção de via serão realizados continuamente ao longo dos 220 km do trecho. Porém, além disso, a CCR realizará mais 50 quilômetros de restauração de pavimento ainda no primeiro ano de concessão, onde acontece uma recuperação mais profunda da via, como também a troca do asfalto.

Pedágio

A empresa responsável também já deu início às obras de construção das praças de pedágio. Segundo a CCR, a expectativa é que os trabalhos sejam concluídas até fevereiro. A cobrança, porém, só pode ser feita após a entrega dos trabalhos iniciais previstos em contrato, que precisam ser aprovados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

A partir do sexto mês de concessão, em fevereiro de 2021, conforme previsto em contrato, os usuários terão à disposição toda a estrutura operacional e de atendimento com a prestação dos serviços médico, mecânico e inspeção permanente de tráfego, além de seis bases de atendimento e 17 veículos operacionais (6 ambulâncias, 5 guinchos e 6 viaturas de inspeção).

A expectativa da empresa é iniciar a cobrança da taxa de pedágio até agosto de 2021. “Este prazo pode ser antecipado. Mas não podemos começar a cobrar sem antes realizar as melhorias previstas no contrato. Agora teremos bastante trabalho, acreditamos que vamos conseguir concluir as atividades iniciais antes de agosto de 2021”, projetou o diretor-presidente da CCR ViaCosteira, Fausto Camilotti.

O preço da tarifa inicia, com data base de agosto de 2019, é de R$ 1,97. O valor ainda passará por reajuste de inflação, ficando um pouco acima de R$ 2. “Esse é um valor que também precisa ser comemorado. O usuário vai gastar menos que o preço de um litro de gasolina para transitar em cada trecho entre as praças de pedágio, tento segurança, com bom pavimento, o que diminui a depreciação do veículo além de contar com todo o suporte de serviços de atendimento médico e mecânico”, apontou o diretor-presidente.

Com informações do site TNSul

Notícias Relacionadas

Obras interrompem tráfego de veículos em mais um trecho da rua Dr. Valdir Cotrin, em Lauro Müller

As obras fazem parte da segunda fase de construção de calçadas

Em audiência pública, municípios do Sul decidem ir à Justiça para reverter questão dos pedágios na BR-101

As três associações de municípios que serão impactados pela implantação das praças de pedágios no trecho Sul da BR-101 se reuniram na Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva, em Tubarão

Governo de Lauro Müller inicia obras para revitalização em Centro de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, no Barreiro

O novo serviço vai atender jovens e adolescentes que integram o serviço coordenado pelo Cras, dando acompanhamento em local adequado e revitalizado.

PRF apreende mais de seis quilos de cocaína após motorista fugir da fiscalização na BR-101, em Jaguaruna

A droga estava em um GM/Onix com placas de Criciúma, que não obedeceu a ordem de parada e fugiu em alta velocidade.